Saiba como desbloquear cartão de crédito para usar no exterior

Saiba como desbloquear o cartão de crédito para usar no exterior. Lembre-se que desbloqueio não é automático e será preciso ter um cartão internacional para poder usar em outros países.

Desbloquear o cartão de crédito deveria constar no topo da lista de prioridades que quem vai fazer uma viagem para o exterior.  Fazer compras e pagar com o cartão é a maneira mais cômoda e segura de gastar quando estamos fora do país. Para não ter problemas depois de já ter viajado, o melhor é fazer o desbloqueio com antecedência.

Por segurança o desbloqueio de cartão de crédito não é automático

Por uma questão de segurança do próprio cliente, os bancos determinam que é necessário fazer o aviso de viagem sempre que for para o exterior. No Brasil existem sistemas rígidos de controle das transações feitas fora do território nacional, visando evitar  que seu cartão seja clonado, ou utilizado em outros países sem sua autorização. 

O cartão tem que ser internacional

Se o seu cartão for internacional, você também poderá usá-lo no exterior. Isso vale tanto para débito, crédito como os múltiplos (débito e crédito). Será necessário solicitar o desbloqueio e informar o período e o país para onde irá viajar. O cartão para uso exclusivo no Brasil não poderá ser habilitado para a utilização no exterior. Verifique o que está escrito no cartão e se for o caso, solicite ao banco um cartão internacional.

Procedimento para desbloquear o cartão de crédito para uso no exterior

O procedimento é rápido, fácil, seguro e permite agilizar o processo de aprovação das transações, sem precisar de confirmar informações adicionais e sem correr o risco de ter suas compras negadas por suspeita de uso indevido do cartão de crédito. Durante o período em que o cartão estiver desbloqueado, tanto pode ser utilizado no Brasil quanto nos países de destino. Você pode solicitar o desbloqueio pela internet, pessoalmente ou por telefone. 

Desbloquear o cartão de crédito pela Internet: O procedimento pode variar de uma instituição para outra, mas a maior parte dos bancos viabiliza o desbloqueio através da internet:

  • Acesse o site do banco usando sua senha;
  • Vá ao menu relacionado com cartões de crédito;
  • Solicite o desbloqueio e informe o país para onde vai viajar e o período no qual o cartão deve permanecer desbloqueado.

Pedir o desbloqueio pessoalmente: Se não quiser, ou não conseguir fazer o desbloqueio pela internet, também tem a opção de ir pessoalmente ao banco e solicitar que o cartão seja desbloqueado. Neste caso também será preciso informar o país de destino e o período de desbloqueio.  

Desbloquear o cartão de crédito por telefone: Entre em contacto com a central de atendimento do seu banco e faça a solicitação. Será necessário confirmar os seus dados, e o resto do procedimento será o mesmo: informar sobre o destino de viagem e o tempo que você quer que o cartão permaneça desbloqueado.  

Desbloquear o cartão de crédito a partir de outro país

Se você não desbloqueou o cartão de crédito antes de viajar, também o pode fazer a partir de outro país. O procedimento é muito parecido, exceto a inviabilidade de ir pessoalmente ao banco. Se solicitar o desbloqueio pela internet, o processo será o mesmo. 

Ligar para o banco é outra alternativa. Normalmente os bancos disponibilizam no site um número de contacto para uso exclusivo de clientes que estão fora do país. Em alguns casos você não paga pela chamada, pois a cobrança é feita no destino.

Atenção aos detalhes

  •  Os limites diários de uso e de saques no exterior  variam conforme o banco, e geralmente são diferentes dos valores autorizados no Brasil.
  • No exterior você só conseguirá usar caixas eletrônicos que pertençam a mesma rede do seu cartão. Portanto, verifique a informação impressa no seu cartão (Plus, Cirrus, American Express).
  • Para não contar apenas com o cartão de crédito, pois podem acontecer eventualidades, o melhor é sempre levar uma pequena quantia em dólares. Assim, se houver algum problema com o cartão, você tem como se manter até que o banco resolva a situação.
  • Tenha sempre o contacto do banco com você, para o caso de ser preciso ligar em alguma emergência. 
  • Lembre-se  quando for desbloquear a função de crédito, avisar se pretende realizar saques também.
  • Se seu cartão for múltiplo, ou seja, se ele acumula as funções de débito e crédito, lembre se de verificar se as duas funções foram liberadas. Se fez o procedimento pela internet, o melhor é contactar depois com o seu banco para se certificar que o desbloqueio foi feito corretamente.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...