Como declarar imóvel no IRPF passo a passo

É normal você ter dúvidas na hora de declarar o imposto de renda, principalmente se comprou ou vendeu um imóvel. Veja como declarar imóvel no IRPF.

Na hora da tão temida prestação de contas com o leão muita gente fica em dúvida sobre como declarar imóvel no IRPF – Imposto de Renda de Pessoa Física. Embora pareça uma tarefa simples, informar a posse de um bem pode gerar confusões e complicações com a Receita Federal.

Para que não ocorram surpresas, procure preencher todas as informações que são solicitadas pela Receita Federal. Com o sistema atual de declaração, é possível comparar após o preenchimento, qual modelo  é mais vantajoso. Seja o simplificado  ou de inclusão de todos gastos e deduções.

Embora pareça uma tarefa simples, informar a posse de um bem pode gerar confusões e complicações com a Receita Federal. Veja aqui como fazer esse procedimento e declare seu imposto de renda sem erros. 

Veja com declarar poupança no Imposto de Renda

Quem deve declarar

Antes de declarar imóvel no IRPF 2018 saiba que se você realizou vendas de imóveis no decorrer do ano passado o ganho de capital está sujeito ao IR de 15%, a ser pago até o último dia útil do mês seguinte ao recebimento, mesmo se a transação tiver sido à vista ou parcelada.

Todos os bens e direitos que faziam parte do seu patrimônio até 31/12/2017 devem ser declarados. Veículos e imóveis precisam constar da declaração, independente do valor.

Bens móveis acima de R$ 5 mil, como joias e quadros de alto valor, também devem ser declarados. Veja como declarar as despesas médicas.

Como declarar compra

Quem adquiriu um imóvel em 2017, deve declará-lo no IRPF 2018. Após baixar o programa da receita Federal, vá até o quadro “Bens e Direitos” e descreva o valor efetivamente pago em 2017, no campo “Situação em 31/12/2017”.

Além do valor da compra, também pode ser considerado como valor do imóvel os gastos com corretagens e as despesas com a escritura e tributos relativos à transferência do bem para o nome do declarante.

Isso é importante, pois favorecerá o dono do imóvel em uma futura venda, já que sobre o lucro apurado entre o valor da venda e o valor que o bem está registrado na sua Declaração incide 15% de imposto de renda sobre o chamado “ganho de capital”.

Sendo assim, na hora de declarar imóvel no IRPF 2018, registre na “Declaração de Bens” gastos em 2017 com reformas que signifiquem aumento do valor do imóvel.

No campo “discriminação”, você precisa fazer uma breve descrição do imóvel, colocando o número de registro apontado pelo cartório, assim como o nome e o número do CPF da pessoa que te vendeu o bem.

Uma coisa importante que deve ser observada, é que o contribuinte só deve declarar o valor de aquisição do imóvel, e não atualizar o preço caso ocorram eventuais valorizações do mercado ou de índices de inflação.

Como declarar aluguel no Imposto de Renda

Como declarar venda

Já, se você vendeu um imóvel em 2017, saiba que não se deve omitir nenhum valor na hora de declarar imóvel no IRPF 2018. Além dos dados do comprador, você precisa, no ato da venda, apurar o ganho de capital e recolher o tributo e levar essas informações para a declaração.

Mesmo nos casos em que o contribuinte se beneficia da isenção, a informação deve ser informada. Saiba ainda que você deve declarar apenas o valor efetivamente pago pelo imóvel, sem qualquer tipo de correção, nesta e nas próximas declarações, até o ano que você resolver vender o imóvel.

Na Web

você pode gostar também