Veja que tipos de danos que o seguro cobre

Na hora de escolher um seguro auto, fique de olho nas coberturas contratadas. Veja quais são suas reais necessidades, faça uma análise de risco e veja os danos que o seguro cobre.

Os tipos de danos que o seguro cobre vão variar de acordo com o tipo de cobertura contratado. Conheça melhor os tipos de coberturas e os danos que o seguro auto cobre.

Danos que o seguro cobre

Há no mercado, basicamente, dois tipos de cobertura de seguro auto, o seguro auto com cobertura compreensiva, que é o tipo de cobertura mais completa, abrangendo desde derrapagens, capotagens, danos causados por terceiros, incêndio, enchente, inundação, roubo, furto, colisões com perda total ou parcial.

No entanto, para que o seguro cubra também danos materiais, morais e físicos causados a terceiros, é preciso contratar a cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, a RCF-V. Da mesma fora, para que os passageiros também sejam indenizados, o seguro deve cobrir Acidentes Pessoais de Passageiros, APP.

Com estas opções de cobertura, você pode receber indenização pela maior parte dos danos do seguro auto. Claro que quanto mais completa a cobertura do seguro auto, mais caro ele será.

Veja também: Como fazer o seguro auto mais barato.

O outro tipo de cobertura, já mais restritiva, é o seguro auto para roubos, furtos, incêndios, explosão e riscos de raios. Mas mesmo optando por este tipo de cobertura, você pode contratar o seguro com RCF-V e APP.

Coberturas adicionais: mais danos que o seguro cobre

As seguradoras oferecem coberturas adicionais para uma série de danos do seguro auto. Para cada tipo de cobertura adicional contratada, a seguradora cobra um prêmio a mais na apólice, tendo um limite máximo de indenização definido em contrato.

É possível contratar seguro auto adicional para os acessórios do carro, mesmo os que são de série, carro reserva, lucros cessantes no caso de quem utiliza o carro para trabalhar, entre outras. Mas é importante certificar-se de que estas coberturas são realmente vantajosas, fazendo uma análise de risco e pensando nas suas reais necessidades.

Danos que o seguro não cobre

É importante saber que os danos causados a terceiros, como cônjuge, irmão, filhos, mãe ou pai, etc., somente são indenizáveis se ocorrerem no carro segurado, e desde que o segurado tenha o seguro auto com cobertura RCF-V e APP.

Também veja a área geográfica de cobertura do seu seguro auto. Danos materiais, corporais ou a terceiros, causados fora da área geográfica de cobertura não são indenizáveis.

Na verdade, hoje em dia há coberturas adicionais das mais diversas, desde que esteja em contrato, o seguro auto cobre. Por isso, leia com atenção todas as cláusulas do contrato para saber os tipos de danos que o seguro auto cobre.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...