Clara Grizotto
Clara Grizotto
01 Aug, 2017 - 02:25
cursos gratuitos de inglês

Veja 8 cursos gratuitos de inglês online e presenciais

Clara Grizotto

Quem precisa aprimorar o idioma ou ainda está dando os primeiros passos em uma nova língua pode se arriscar nos cursos gratuitos de inglês. Veja as opções.

O artigo continua após o anúncio

Com o inglês tão presente no dia a dia, desde as músicas no rádio até os memes internacionais que viram febre por aqui, acabamos acreditando que somos fluentes no idioma e capazes de se virar em qualquer situação com
base no conhecimento popular – até que um gringo legítimo te chame para conversar e você se pergunte porque não procurou alguns cursos gratuitos de inglês antes.

É, vamos admitir, a maioria de nós não tem inglês fluente e talvez nem o avançado. Mas sempre há tempo de mudar, principalmente porque a oferta de cursos de inglês é enorme, principalmente online, permitindo que qualquer pessoa estude sem se preocupar com os custos e com a possibilidade de melhorar o currículo.

Veja alguns dos cursos gratuitos de inglês online e presenciais disponíveis e inscreva-se o quanto antes!

Onde fazer curso de inglês online grátis com certificado?

Cursos gratuitos de inglês online

Estudar pela internet permite mais flexibilização do que nas aulas presenciais. O aluno pode estudar onde puder e na hora que quiser, seguir seu próprio ritmo de aprendizado e até personalizar as aulas de acordo com
o que precisa – aprender a gramática, focar no inglês instrumental, melhorar a pronúncia, etc.

A quantidade de material disponível é imensa, mas cuidado para não cair em sites enganosos ou que ofereçam cursos gratuitos de inglês de baixa qualidade. Selecionamos cinco opções de sites de confiança, três deles em
inglês:

  • English Online

Totalmente em inglês, o site oferece conteúdo acessível para alunos do nível básico, intermediário e avançado. Há também uma sessão dedicada para crianças, com assuntos mais leves como cores, frutas, vegetais e números.

Quem acessa pela primeira vez pode fazer um teste de nível para saber a quantas anda seu inglês, e conforme for estudando pode fazer o teste de progresso. Os vídeos complementam o aprendizado, junto com áudios de
pronunciação e diálogos.

O artigo continua após o anúncio
  • USA Learns

Focado no ensino do inglês americano, o USA Learns exige um cadastro simples para que o internauta possa desfrutar das aulas gratuitas. O conteúdo disponível está dividido em gramática, vocabulário, pronunciação,
leitura, escrita, compreensão auditiva e fala.

Além das aulas, o aluno tem acesso a lições, testes e questionários para pôr em prática o que aprendeu.

  • CIG – Curso de Inglês Grátis

Com conteúdo para nível básico e intermediário, esse é um dos cursos gratuitos de inglês em português, que pode ser mais fácil para quem ainda dá os primeiros passos na outra língua.

O material online está dividido em vários cursos e seções com diversas lições para que o aluno foque justamente naquilo que precisa. Assim, é possível usar o conteúdo tanto como material de referência quanto como método passo a passo para aprender o idioma.

  • Prime Cursos

Especializada em ensino à distância, a Prime Cursos oferece um curso de inglês gratuito para quem precisa de noções básicas do idioma.

O conteúdo programático vai desde vocabulário e gramática até situações do dia a dia, como condições de tempo, frases indispensáveis, placas comuns, transportes e compras – uma boa para quem vai viajar e precisa aprender o básico para a comunicação.

  • My English Online

Apesar de restrito apenas para estudantes de instituição pública de ensino superior ou alunos de pós recomendado pela CAPES, o My English Online tem a vantagem de ser um dos cursos gratuitos de inglês que oferece certificação reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

O aluno começa com um teste de nivelamento e depois confere seu cronograma de estudos e plano de aulas – tudo para ser feito em seu próprio ritmo e sem pressa. As aulas vão do nível básico ao fluente, sempre com provas ao fim de cada nível para que o aluno possa dar o próximo passo.

O artigo continua após o anúncio

Quanto custa fazer um curso de inglês no exterior?

Cursos gratuitos de inglês presenciais

Embora a disponibilidade de cursos gratuitos de inglês seja maior na internet, alguns espaços e instituições oferecem cursos presenciais gratuitos para quem prefere a modalidade ou não possui acesso à internet. A
principal vantagem é ter o acompanhamento de um professor ao seu lado e a possibilidade de conversar em inglês com os colegas e treinar a pronúncia.

A Secretaria da Educação de São Paulo oferece cursos gratuitos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês em mais de 200 unidades no estado, através do CEL (Centro de Estudo de Línguas). As aulas são para
alunos do ensino fundamental e médio, além de alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Veja como se inscrever nesse link.

Voltado para o mesmo público, a Secretaria também oferece os cursos de inglês e espanhol através do Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais). Acesse aqui.

O Projeto Meu Brasil, que busca promover ações sociais, ambientais, profissionais e educacionais pelo país, oferece cursos gratuitos e presenciais em diversas áreas. Os cursos gratuitos de inglês podem ser
encontrados nesse link, principalmente no estado de São Paulo.

Já a Fundação Republicana oferece cursos presenciais de inglês e espanhol para qualificação através da cultura e educação. As aulas acontecem em São Paulo e Brasília e o curso dura um ano. Alunos a partir de 16 anos podem se inscrever.

Compartilhar Twittar Pin Email WhatsApp