Cursinho pré-vestibular em Libras abre vagas em SP

Cursinho pré-vestibular em Libras abre vagas em SP. Inscrições vão até o dia 11 de junho.

Alunos com deficiência auditiva de São Paulo, que pretendem prestar o ENEM no final do ano, ganharam uma oportunidade para se prepararem melhor para as provas que dão acesso ao ensino superior. Isso porque a Escola Estadual Dom João Maria Ogno, localizada na zona leste da capital paulista, vai receber um curso em Libras preparatório para o vestibular.

De acordo com o cronograma, os alunos irão aprender a interpretar os enunciados de questões propostas tanto no Enem quanto na Fuvest. Além disso, os estudantes deverão fazer simulados para testar os seus conhecimentos e assim ter melhor noção das disciplinas que precisam revisar e se aprofundar. O programa conta ainda com visitas em feiras de profissões, como o evento organizado anualmente pela USP.

Saiba mais sobre a inscrição

As inscrições para o cursinho poderão ser realizadas até o dia 11 de junho, na Escola Estadual Dom João Maria Ogno. As aulas começarão no dia 30 de junho e estão programadas para terminarem no dia 07 de dezembro.

As aulas serão ministradas aos sábados, das 9h às 15h, por um professor interlocutor da Língua Brasileira de Sinais para passar os conteúdos. Para este ano, o curso conta com 50 vagas abertas.

Importância do curso

A legislação caracteriza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como um sistema linguístico de natureza visual-motora. A libras possui estrutura gramatical própria, com o objetivo de transmitir ideias e fatos, entre as pessoas surdas do país. No entanto, essa linguagem não substitui a língua portuguesa escrita.

Estudos mostram que a maior dificuldade dos alunos com deficiência auditiva é justamente em relação à língua portuguesa, já que a maioria não consegue interpretar os enunciados que constam nas provas. Um problema que enfrentam durante os testes que prestam é que os intérpretes só podem traduzir palavras, sem poder explicar em que contextos estão inseridas.

Por isso, a relevância de cursos como este ministrado na E.E. Dom João Maria Ogno, que ajuda os alunos a identificarem palavras-chave dos textos e assim ampliarem os seus vocabulários e ajudarem na hora de interpretarem o que as questões pedem.

Museu de Arte Moderna de Nova York abre curso online de fotografia

Outros cursos

A Secretaria de Educação de São Paulo disponibiliza em seu site outros cursos para estudantes da rede pública do estado. Entre as opções está curso de inglês e espanhol online, curso acessível para deficientes visuais, pré-universitário, entre outros.

Clique aqui para conferir todos os cursos em aberto no momento.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...