Cuidados ao comprar carta de crédito de consórcio

Se você decidiu comprar carta de crédito de consórcio já contemplado para adquirir o seu veículo, fique de olho nos cuidados a tomar para não cair em golpes.

A carta de crédito é uma maneira eficaz para ter acesso a bens como imóveis e automóveis, no caso do consórcio contemplado o participante tem acesso imediato ao bem, sem esperar pelo sorteio.

Recebi a carta de crédito contemplada, e agora?

A compra e venda de cotas contempladas é permitido, apesar de não ser regulamentada por regras, sendo assim na venda de um consórcio contemplado é possível comprar utilizando a carta de crédito. Para fazer um bom negócio verifique os procedimentos solicitados, a administradora não se responsabiliza por compra e venda de consórcios contemplados. 

 

Cuidados ao comprar carta de crédito de consórcio

1- Confirme que a carta de crédito é confiável, procure administradoras conceituadas, pesquise órgãos de defesa do consumidor e se é autorizada pelo Banco Central, e verifique se há problemas relacionados a empresa.
Entenda o que é a carta de crédito e como usar

2- No caso de cota já contemplada, verifique com a administradora o procedimento para transferência, geralmente é cobrado uma taxa pela administradora. Confirme se essa cobrança é existente e quem efetua o pagamento, você ou o consorciado contemplado.

3- Leia o contrato atentamente, confirme qual é o bem que está vendendo, o número de parcelas do consórcio, as taxas de administração e regras de contemplação. 

4- Ao realizar a compra de uma cota contemplada, forneça seus dados pessoais apenas a administradora, só eles podem aprovar seu cadastro.

5- Em compras via internet, não transfira o dinheiro antes de conhecer a empresa, a administradora e o vendedor, certifique-se que são de confiança, existem muitas fraudes, fique atento.
Entenda o que é a carta de crédito e como usar

Classificação de bens e serviços

Classe 1 – Veículo automotor, aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos agrícolas e equipamentos rodoviários, nacionais ou importados.

Classe 2 – Produtos eletroeletrônicos e demais bens móveis duráveis ou conjunto de bens móveis, nacionais ou importados (excetuados os referidos na Classe I).

Classe 3 – Bens imóveis que poderão ser residenciais, comerciais, rurais, construídos ou na planta e terrenos.

Classe 4 – Serviços turísticos que poderão ser bilhetes de passagem aérea nacional, pacotes turísticos incluindo transporte aéreo, terrestre, marítimo, hospedagem, regime de pensão etc.

É possível utilizar o crédito para adquirir o bem ou outro pertencente à mesma classe, conforme é estabelecido no contrato.

Administradoras de consórcio para comprar carta de crédito

Existem diversas adminstradoras de consórcio no Brasil, mas antes de fechar negócio é preciso checar a idoneidade da empresa. Verifique o nome da adminstradora no site da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio e verifique se está em situação regular. Uma pesquisa na internet também vai mostrar se houver reclamações de outros consorciados. Abaixo, uma breve lista das administradoras mais fiáveis do mercado.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...