CPF negativado: 7 dúvidas frequentes

Existem diversos mitos sobre CPF negativado, o famoso nome sujo na praça. Neste artigo vamos responder as 7 principais dúvidas sobre isso. Confira!

Ter o CPF negativado é um grande transtorno e pode causar muitas dores de cabeça, isso todos sabem. Porém, existem alguns mitos sobre essa situação. Neste artigo, vamos esclarecer as sete dúvidas mais frequentes de quem tem o CPF negativado.

Número de CPF negativado: entenda

Ter o seu número de CPF negativado é o famoso “nome sujo na praça”. Isso quer dizer que você tem uma dívida com alguma empresa que não foi regularizada por um determinado tempo após a data do vencimento. Neste caso, as empresas protestam o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.

Estar com o seu nome negativado significa que você tem cadastro ativo em um dos órgãos de proteção ao crédito,como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a Serasa e o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF). Na prática, isso fecha diversas portas de crédito e, quando você consegue, os juros são infinitamente maiores.

Nome negativado: o que é e o que significa

7 dúvidas mais frequentes sobre o CPF negativado

1. Como saber se tenho o CPF negativado?

Atualmente, três são as principais bases de dados usadas por empresas e bancos para checar se o consumidor possui dívidas em atraso: a Serasa, administrada pela Serasa Experian, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), administrado pela Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista Serviços.

Cada uma delas possui uma forma diferente de consulta. Você pode entrar em seus respectivos sites e conferir. Mas, de toda forma, uma carta avisando que seu CPF será negativado caso não haja o pagamento da dívida deve chegar em sua residência.

2. O que fazer se tiver o CPF negativado?

Você deve procurar a loja para qual deve e negociar o pagamento. Essa é a única forma de resolver definitivamente a dívida. A partir do momento que você negociar e pagar a primeira parcela do combinado, seu CPF estará limpo novamente. A própria empresa se encarrega disso junto aos órgãos de proteção ao crédito.

3. Quem está com o CPF negativado pode abrir conta no banco?

Sim, mas fica a critério do banco te aceitar ou não como cliente, caso seu CPF esteja negativado. Dependendo do tamanho da sua dívida, os bancos aceitam abrir conta, mas estabelecem várias restrições. Você provavelmente não terá acesso à maioria dos serviços, como talões de cheque, financiamentos, empréstimos e cartões de crédito.

4. Quem tem o CPF negativado pode fazer concurso público?

Sim, pode. Seu CPF negativo não é impeditivo para prestar nenhum concurso público. Porém, há algumas exceções. Em concursos para bancos, alguns editais preveem expressamente que o candidato não pode ter nome do SPC, Serasa ou no CCF. Caso você seja aprovado e esteja com o nome sujo, será dado um prazo para que você resolva a situação.

5. Quem está com o CPF negativado pode se inscrever no FIES?

Sim, você pode se inscrever no FIES com o seu CPF negativado. Isso acontece porque o objetivo do programa é justamente dar oportunidade de crescimento para brasileiros de baixa renda, que, em tempos de crise, podem ter seu CPF negativado e ficar sem saída.

Como funciona o empréstimo pessoal com restrição no CPF

6. Quem tem o CPF negativado pode abrir MEI?

Não existem impedimentos para o cidadão que possui restrições cadastrais em se registrar como MEI. Vá em frente!

7. Como eu consulto o CPF negativado pela internet de graça?

É possível consultar seu CPF online e grátis apenas nos serviços Boa Vista SCPC e Serasa. Ambos podem ser feitos pelos sites, após um cadastro rápido. Porém, se seu nome estiver negativado pelo SPC Brasil, essa consulta só pode ser feita presencialmente,

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...