Cores dos carros mais vendidos no Brasil

Estudo realizado pela PPG revela as tendências e as cores dos carros mais vendidos, assim como outras preferências dos motoristas.

A mais recente pesquisa da PPG, uma das maiores fabricantes de tintas automotivas do mundo, apontou novamente para as cores dos carros mais vendidos no Brasil. Ou melhor, não só daqui, como as cores preferidas dos motoristas latino-americanos.

Existe um consenso sobre a influência que a cor do veículo exerce sobre quem compra e quem vende. A última pesquisa que relaciona cor do carro com sua depreciação foi feita pelo portal Webmotors em 2014. O interessante é que, dependendo da categoria do carro, as cores que mais geram desvalorização mudam.

E você, está pensando em comprar ou vender seu carro, mas está em dúvida quanto à cor? Acompanhe o artigo, e tenha mais critérios para tomar uma decisão acertada.

Cores de carros que mais desvalorizam na hora da revenda

Uma pesquisa de alcance mundial

Realizada anualmente pela Pittsburgh Plate Glass Company (PPG), a pesquisa que revela quais são as preferências dos motoristas ao escolher a cor de seu carro, em 2017, não chega a trazer muitas surpresas.

No mundo todo, o branco continua firme e forte na preferência dos motoristas e número um nas cores dos carros mais vendidos, com 35% dos votos. Em segundo lugar vem o preto, com 17% e a cor prata, com 12%.

Entre os europeus o panorama é muito parecido. Lidera o branco, com 31%, seguido do preto, com 18%, cinza, com 16%, o prata cai para a quarta posição, com 12%, e em quinto o azul, com 9%.

Asiáticos, de um modo geral, acompanham a tendência de europeus e dos demais continentes. Para os orientais, o branco é a cor favorita para 44% dos entrevistados. Em seguida vem o preto, com 16%, prata com 10% e cinza, com 7% da preferência.

Outro dado interessante é que, para 59% dos motoristas entrevistados nos Estados Unidos e Europa, a cor é critério decisivo ao escolher um carro. Esse expressivo percentual revelou que, se a cor de sua preferência não estiver disponível, a opção é aguardar, ao invés de partir para uma segunda alternativa.

Mas não foi apenas sobre as cores preferidas pelos motoristas que a pesquisa tratou. Cores metálicas, de acordo com o estudo, têm a preferência dos homens. Já as mulheres dão preferência por cores sólidas, com aspecto brilhante ou perolado.

A aparência e a cor são aspectos relevantes para a maioria dos homens na faixa etária entre 18 e 39 anos. Esse público compra carros pensando em transmitir uma imagem de sucesso. De acordo com eles, não há problema em pagar mais, desde que o carro cause a impressão desejada.

E no Brasil, quais as cores dos carros mais vendidos?

Embora o ranking dos carros mais vendidos da Fenabrave não revele as cores dos carros mais emplacados, pela pesquisa da PPG é possível conhecer as preferências dos motoristas brasileiros.

A propósito, as cores preferidas pelos criminosos também são conhecidas. Uma pesquisa da Ituran revelou que a preferência dos meliantes é por carros nas cores preto e prata. Elas são, de longe, as campeãs nos registros de ocorrência, com 26,2% e 24,5% dos sinistros computados, respectivamente. Na outra ponta está a cor vermelha, a que menos registra roubos de carros, com 10,5% das ocorrências

Por que os carros vermelhos são menos roubados

Voltando à pesquisa da Webmotors citada no início, a cor vermelha, embora seja a menos visada por ladrões, não é a que mais desvaloriza um carro, exceto na categoria minivan. Ao contrário do que se imagina, é a cor cinza a que mais causa desvalorização, pelo menos no Brasil.

Já na pesquisa da PPG, para os motoristas latino-americanos (inclusive brasileiros), o vermelho está longe de ser a cor favorita. Seguindo a tendência mundial, o branco lidera, com 31% da preferência. Depois vem o preto, com 11% dos votos. Em terceiro vem o cinza, com 9%, vermelho, 9%, e ainda há uma pequena parcela que gosta do azul. A última colocada é a preferida por 2,5% dos entrevistados.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...