Conta salário: 5 dúvidas comuns

As empresas fazem acordo com bancos para que funcionários abram conta salário, o que os eximem de taxas para as transações, mas esse tipo de conta tem algumas especificidades

Todo trabalhador brasileiro tem o direito a ter uma conta salário. Esse tipo de conta é vantajosa por não cobrar tarifas e permitir, como outras contas, saques, transferências e consultas de saldo e extrato. No entanto, ainda há algumas dúvidas sobre como funciona esse tipo de conta.

A conta salário tem como principal função receber os pagamentos que a empresa onde você trabalha deposita. Isso quer dizer que esse tipo de conta não permite o depósito da pessoa física.

Veja mais dicas sobre movimentação bancária
Caderneta de poupança: tudo que você precisa saber

1. Sou obrigado a ter uma conta salário?

A princípio nenhuma empresa pode obrigar ninguém a ter uma conta salário. A empresa pode oferecer o benefício, mas o funcionário tem o direito de se recusar. Está na lei. Com isso, o trabalhador poderá receber o salário no banco em que preferir.

2. Vantagens de se ter um conta salário

A maioria das vantagens já foram expostas acima. A principal delas é não ter tarifas para as transações feitas com esse tipo de conta. A empresa normalmente faz um convênio com o banco e paga as tarifas.

Transferência

O correntista de uma conta salário pode transferir o valor depositado todo para uma conta. Há sempre a possibilidade de essa transferência ser feita automaticamente todo mês. É preciso, no entanto, saber se o outro banco aceita a Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou a Transferência Especial de Crédito (TEC).

3. Como funciona?

Como já deu para perceber, a conta salário não funciona da mesma maneira que contas correntes comuns. As empresas fazem um acordo com banco e exime os funcionários das taxas. Com ela, o funcionário poderá fazer pagamentos no débito, transferências para poupança, saques e consultas de saldo e extrato.

No entanto, esse tipo de conta tem algumas limitações.

  • Não possui cheques ou cartão de crédito
  • Não possui cheque especial
  • Não é possível fazer transferências pela internet
  • O funcionário só pode abrir uma conta salário no banco que a empresa escolher
  • O funcionário só consegue empréstimo do banco caso haja um convênio específico com a empresa para isso

4. É possível abrir uma conta salário com o nome sujo?

A boa notícia é que você pode abrir uma conta com o nome sujo. Isso ocorre porque esse tipo de conta não tem cartão de crédito ou cheques. Mas o banco pode lhe negar a abertura de uma conta corrente comum se estiver com o nome sujo.

5. Quais documentos para abrir uma conta salário?

Isso varia de banco para banco. Normalmente os documentos mais pedidos são o RG, CPF e comprovante de endereço.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...