Veja como calcular seu consumo de internet mensal

Sites ajudam você a calcular seu consumo de internet mensal. Saiba quais acessos gastam mais dados.

Nas últimas semanas, ganhou força a discussão sobre a franquia de dados pabra o consumo de internet fixa no Brasil. Afinal, quanto o consumidor sairia perdendo se essa proposta chegasse a ser aprovada e passasse a fazer parte da realidade do brasileiro? Fato é que o valor das mensalidades de planos de internet ficaria muito mais cara e como resultado o consumo forçadamente poderia cair.

Como saber seu consumo de internet real

Para monitorar o consumo de internet, é possível baixar alguns softwares, como por exemplo, o Glasswire. Por meio dele, o usuário pode ficar sabendo qual o gasto nos mais diferentes acessos online.

Vídeos

Não há dúvidas de que a reprodução de vídeos é o que está mais em alta, atualmente, no mundo da internet. E seja em qualquer plataforma que você escolha – Netflix, Youtube ou Facebook – o que vai contar na variação do consumo de dados é o dispositivo utilizado (celular, tablete, notebook…), suas configurações e a qualidade do vídeo a ser assistido.

Exemplo: Um vídeo de 20 minutos em Full HD no YouTube consome cerca de 460 MB. O mesmo vídeo, em qualidade 4K, chega a consumir 2,2 gigabytes. Já no Netflix, um episódio de seriado com 20 minutos de duração, em Full HD consome uma média de 1,1 GB.

Jogos

Jogos online também são responsáveis pelo alto consumo de internet. Meia hora de um jogo simples gasta apenas uma média de 30 megabytes. Por outro lado, downloads de jogos mais modernos e pesados chegam a consumir 10 e 30 gigabytes.

Navegação

Em uma navegação simples por diferentes sites, ainda que inclua assistir a algum vídeo online e até ouvir músicas em um serviço de streaming – o consumo de internet é de cerca de 400 MB por hora de uso.

Internet fixa : confira as mudanças e os pacotes mais baratos

Netflix lança site de controle de velocidade

O Netflix acaba de lançar a ferramenta Fast.com. A plataforma funciona como um teste de velocidade que informa os bytes utilizados por segundo a cada download. O critério é o mesmo usado para medir a qualidade de reprodução de vídeos do próprio Netflix.

O objetivo é que o usuário possa identificar o responsável por uma possível má funcionalidade na reprodução dos conteúdos do Netflix, de forma fácil e acessível. A velocidade é algo determinante na qualidade do Netflix e, por isso, o site Fast.com é importante para a plataforma.

Além disso, a empresa lançou recentemente o Cellular Data Control Tools, ferramenta que permite que os usuários configurem o quanto de memória o aplicativo gastará em seus dispositivos móveis.

Encontre a solução de internet banda larga com o melhor custo benefício.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...