Como consultar Renavam do veículo

Consultar Renavam é o primeiro passo para o motorista que pretende adquirir um veículo usado, uma vez que dívidas de licenciamento impedem a transferência.

O Renavam, Registro Nacional de Veículos Automotores, nada mais é do que o cadastro nacional de todo veículo motorizado do Brasil. Cada Detran estadual é responsável pelo cadastro dos veículos emplacados em seu território, repassando ao Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito, a responsabilidade por centralizar os dados de registro. Ao consultar Renavam, o motorista está verificando se o veículo em questão está de fato regularizado perante o órgão de trânsito

Portanto, cada veículo, ao receber um número no Renavam, passa a ser identificado pelo conjunto de números que o define, num total de 11. Até 2013, eram apenas 9, mas com o crescimento da frota circulante no país, a quantidade de algarismos foi aumentada em mais dois números.

Tamanha quantidade de dados é gerenciada pelo serviço Federal de Processamento de Dados, o Serpro, maior empresa pública de prestação de serviços tecnológicos do Brasil.

Consultar Renavam: passo a passo

Existe uma certa confusão entre número do Renavam e o código de Marca Modelo. Isso acontece porque ambos vêm impressos no documento do veículo, conhecido pela sigla CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. A diferença é que o código de marca modelo serve para identificar a versão do veículo no que diz respeito à sua fabricação. Já o Renavam é de fato a “identidade” do carro, ou seja, é o número que deverá ser consultado sempre que se queira saber a situação do veículo perante a lei.

Para consultar Renavam no CRLV, basta verificar o número que se encontra na parte mais alta do documento, inscrito logo abaixo das palavras “Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo”.

Motoristas que pretendem comprar um veículo usado, precisam consultar Renavam do mesmo, para assegurar-se de que sua documentação e licenciamento anual estão em dia. Isso porque, para fazer o pagamento do IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor, o motorista precisa, necessariamente, fazer uma pesquisa pelo Renavam do carro ou moto em questão.

O que é DPVAT e como funciona

Como se trata de um registro feito em esfera estadual, cada Detran tem, em seu site na internet, um endereço próprio para consultar Renavam.

Consultar Renavam no Detran de São Paulo: Os paulistas podem fazer consultas de veículos acessando o site do Detran SP. Deve-se ter cuidado ao pesquisar, uma vez que há sites com domínio .com se passando pelo site oficial do Detran paulista. O verdadeiro site é o IPVA.Fazenda, onde você poderá digitar os dados para saber se existem débitos referentes ao veículo consultado.

Consultar Renavam no Detran do Rio de Janeiro: Motoristas do estado do Rio de Janeiro devem primeiramente acessar o site do Detran RJ, no endereço. Uma vez aberto, basta digitar o Renavam a ser consultado no campo correspondente, assim como o código de segurança solicitado, para saber instantaneamente a situação do veículo pesquisado.

Consultar Renavam no Detran de Minas Gerais: Os motoristas mineiros também precisam ter cuidado ao acessar o site do Detran local, da mesma forma que os de São Paulo. O endereço em que a situação de um veículo emplacado em Minas pode ser verificada é o do Detran de Minas Gerais.

Consulta de Renavam no site do Denatran

O cadastro nacional de veículos é de responsabilidade do Denatran, que disponibiliza consulta pelo Renavam para usuários cadastrados. Basta acessar o Portal Serviços Denatran, fazer o cadastro, em seguida o login e efetuar a consulta pelo número do Renavam do veículo.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...