Como consultar CPF grátis online para saber se tem o nome sujo

Aprenda neste artigo a como consultar CPF grátis online e descubra como está sua situação de crédito na praça. É simples e rápido!

Em tempos de crise, infelizmente, é normal que muita gente fique no vermelho no banco e sem crédito na praça.  Apesar da grande chance de endividamento, há quem sequer saiba se o nome realmente está negativado e qual o valor real da dívida. Neste artigo, vamos ensinar como consultar CPF grátis online para saber qual a sua situação.

Onde consultar

Atualmente, o Brasil conta com três principais bases de dados usadas por empresas e bancos para checar se o consumidor possui dívidas em atraso. São elas a Serasa, administrada pela Serasa Experian, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), administrado pela Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista Serviços.

7 dúvidas frequentes sobre CPF negativado

Boa Vista SCPC

Para consultar CPF grátis online na Boa Vista SCPC, você deve entrar no site Consumidor Positivo. Ele permite consultas 24 horas por dia e todos os dias da semana.

O processo de consulta é rápido e simples, basta preencher o cadastro simples do site para garantir a segurança de acesso aos seus dados. Depois você recebe uma senha por e-mail e pode consultar se há pendências em seu nome no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O sistema informa os dados do credor, o valor da dívida e permite uma renegociação online.

Além de consultar CPF grátis na Boa Vista SCPC você pode ser também um consumidor positivo. No portal, estão disponíveis ferrmentas como o Radar Pessoal, que emite alertas para ajudar o consumidor a monitorar o CPF e consultas feitas em seu nome pelo mercado; o SOS Cheques e Documentos, que registra um alerta no banco de dados sobre furto ou roubo de documentos ou de cheques; a negociação online de dívidas e os guias e programas com dicas e orientações sobre educação financeira/orçamento doméstico.

Mais que isso, no portal Consumidor Positivo os consumidores poderão autorizar a inclusão do nome no Cadastro Positivo, serviço que destaca os pagamentos efetuados em dia pelo consumidor. Além disso, coloca-o em um patamar diferenciado para a obtenção das melhores condições de crédito junto ao mercado.

Serasa

Já para consultar CPF grátis online no Serasa, basta entrar no site da instituição e, na área de cadastro, colocar suas informações pessoais. Se tiver alguma dívida em seu nome, o sistema indicará as empresas e companhias relacionadas.

Como limpar o nome sujo no Serasa

SPC Brasil

O SPC Brasil não permite consultar CPF grátis online, apenas presencialmente. Para fazer a consulta pessoalmente, basta comparecer a um dos balcões de atendimento do SPC Brasil, levando o CPF original e um documento com foto.

Como o seu nome fica sujo?

É importante que você entenda como funciona o processo que deixa o seu nome sujo na praça. A partir do primeiro dia de atraso no pagamento da conta, a empresa credora já pode entrar em contato com os birôs de crédito que administram os cadastros de inadimplência, como a Serasa, o SPC Brasil e a Boa Vista, fica a critério delas.

Ao receber a demanda, o birô é obrigado, por lei, a enviar uma carta ao devedor para avisar que ele tem dez dias corridos para quitar a dívida ou abrir uma negociação para evitar que seu CPF seja incluído no cadastro de inadimplência.

Se após o prazo de dez dias a pendência não for regularizada, então os birôs podem incluir o CPF do consumidor em sua base de inadimplentes, o que torna o nome do consumidor sujo.

Aprender a consultar CPF grátis online  é fundamental para conseguir monitorar a sua situação. Além disso, cuide de sua vida financeira e não acumule dívidas. O ideal é que você tenha uma planejamento a longo prazo e gaste apenas o que pode. Aqui no Hintigo oferecemos diversas dicas gratuitas para te ajudar nessa missão. Aproveite!

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...