Como consultar a zona eleitoral pela internet

Em 2018 teremos eleições. Veja aqui como se planejar e consultar a zona eleitoral pela internet para não ter problemas com a justiça depois.

O ano de eleição está chegando e, caso você não lembre onde é o seu local de votação, pode consultar a zona eleitoral pela internet, vamos explicar o passo a passo neste artigo.

Já o eleitor que sabe qual é o seu o local de votação, pode comparecer para votar na eleição mesmo se não estiver com o título eleitoral, basta levar um documento oficial com foto.

Como regularizar o título de eleitor passo a passo

Consultar a zona eleitoral pela internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu site uma ferramenta para consultar a zona eleitoral, número do título, e endereço da seção de votação. Se você não tem o número do seu título, por exemplo, é possível fazer a consulta pelo nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Para pesquisar bastar entrar no site do TSE, ir no item “Eleitor ou eleições” no menu, e lá encontra-se a opção para fazer a consulta. Neste mesmo local, também é possível consultar sua situação eleitoral, se está com o título em dia ou não.

Porém, caso prefira, é possível fazer a consulta em um cartório eleitoral ou pela Central do Eleitor de seu estado. Para isso, verifique o número de telefone da central de sua região e solicite a informação da sua zona eleitoral.

Consultar número de título de eleitor e local da votação

Perdeu o título de eleitor e não lembra o número nem local de votação? Não tem problema. É possível consultar pela internet somente com suas informações pessoais, como nome completo, CPF, RG, data de nascimento e nome da mãe.

Para fazer a consulta, entre no  site do TSE e vá na opção “Eleitor ou eleições” no menu principal,  dentro desta página terá a opção para consultar o número do seu título de eleitor ou o local da votação.

Título de eleitor em situação irregular

Ao fazer a pesquisa no site do TSE, além de consultar a zona eleitoral, você conseguirá visualizar se está com a situação do seu título regular, ou irregular. Também será possível solicitar o comprovante de quitação eleitoral, caso esteja com tudo em dia.

Quando a sua situação aparece como regular, significa que você está apto a participar do próximo processo eleitoral, porém não retira a possibilidade de existirem débitos junto a justiça eleitoral, o único comprovante que garante que não há pendências ou débitos é a certidão de quitação eleitoral.

Agora, se você se encontra com a situação irregular, pode solicitar pelo site do próprio TSE o boleto para pagamento e quitação da multa eleitoral. Para isso, vá na opção do menu “Eleitor ou eleições” e vá no link “Débitos do eleitor”, lá estará disponível para download a guia de recolhimento.

Como consultar a situação eleitoral online

A importância de estar em dia com a justiça eleitoral

Não é só em ano de eleição que você deve se preocupar com a situação do seu título de eleitor. O cancelamento do título pode levar a alguns impedimentos no dia a dia, por exemplo, você fica impossibilitado de tirar um passaporte, e até mesmo de tomar posse em um cargo público.

Além dos impedimentos, participar das eleições é muito importante para decidir o futuro do seu município, estado e país. O direito do voto a todos os cidadãos foi uma das grandes conquistas da nossa democracia. Todos sem distinção de sexo, ou posição social podem e tem o dever de escolher e eleger seus representantes no governo.

Não deixe seu título  de eleitor ser cancelado, resolva todas as suas pendências com a justiça eleitoral, é rápido e praticamente todas as situações podem ser resolvidas pelo site do TSE. Votar é exercer sua cidadania e seus direitos da melhor forma para melhorar nosso país.

Na Web

você pode gostar também