Quais documentos servem como comprovante de renda

Saiba quais são os documentos aceitos como comprovante de renda em cada categoria profissional. Veja também em que situações irá precisar comprovar renda.

O comprovante de renda é um documento exigido em várias situações, principalmente na concessão de crédito por instituições financeiras. Para quem trabalha de carteira assinada acaba sendo mais fácil comprovar os rendimentos mensais, uma vez que toda a informação salarial consta no documento. Mas quem pertence a outras categorias, como os autônomos, aposentados e pensionistas, existem outras maneiras de comprovar renda.

7 hábitos que te deixam mais pobre

O que serve como comprovante de renda

Veja quais são os documentos que podem ser apresentados como tal:

Trabalhadores assalariados

Para os trabalhadores dessa categoria, com emprego e renda fixa, é mais fácil comprovar o que ganha mensalmente. Neste caso a Carteira de Trabalho é o principal comprovante de renda. No entanto, devido às variações salariais decorrentes da função – como horas extras e comissões, por exemplo – o melhor é apresentar também os três últimos contra-cheques e a declaração mais recente do Imposto de Renda.

Aposentados e pensionistas

No caso dos aposentados e pensionistas os documentos que servem como comprovante de renda são os três útlimos recibos de pagamento do benefício e a declaração do Imposto de Renda mais recente. Algumas instiuições exigem também uma declaração do órgão previdenciário emissor dos pagamentos.

Trabalhadores autônomos e profissionais liberais

Para trabalhadores por conta própria é um pouco mais complicado comprovar os rendimentos mensais. Para essas categorias profissionais, vale como comprovante de renda o contrato de prestação de serviço com o valor dos ganhos mensais informados, em conjunto com a declaração de Imposto de Renda mais recente. Além disso, os profissionais dessa categoria também podem apresentar os últimos Recibos de Pagamento de Autônomo (RPA) ou a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE).

Trabalhadores rurais

Para comprovar a renda os trabalhadores rurais podem juntar a declaração de Imposto de Renda ao DECORE e à declaração de um sindicato, cooperativa ou associação a qual pertença.

Rentistas

Para quem aluga imóveis ou possui outros investimentos como fonte de renda, a declaração de Imposto de Renda é o documento utilizado para comprovar os rendimentos mensais. No entanto, dependendo do tipo de investimento, é possível comprovar renda através do DECORE ou de um extrato de aplicações financeiras. O DECORE é utilizado quando se trata de rendimentos provenientes de distribuição de lucros de empresas. Já o extrato é mais utilizado quando se trata de comprovar os rendimentos vindos de aplicações financeiras e rendimentos de fundos.

Quando é exigido o comprovante de renda

Essas são as situações em que, normalmente, são exigidos os comprovantes de renda. Agora que já sabe que tipo de comprovante pode ser usado em cada tipo de trabalhador, fica mais fácil organizar os documentos necessários para apresentar quando for necessário.

  • Financiamento imobiliário
  • Financiamento de carro, ou outros bens móveis
  • Candidatura para o ProUni e outras bolsas de estudo
  • Abertura de conta no banco
  • Fazer cartão de crédito
  • Crédito pessoal
  • Contrato de aluguel de imóveis

Conheça a solução de crédito sob medida para você.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...