5 dicas valiosas para comprar pneus online

Por serem itens ligados à segurança do veículo, os pneus devem ter garantia de procedência. Entenda como comprar pneus online fazendo uma pesquisa criteriosa.

Comprar pneus online tem sido uma opção para motoristas que preferem a rapidez e a economia de buscar na web as melhores ofertas. Isso se considerarmos pneus novos, já que pneus recondicionados podem não ter garantia de procedência, portanto, nesse caso, é melhor comprar em lojas físicas, de preferência conhecidas e que garantam a durabilidade de seus produtos.

Antes de comprar pneus online…

Se você é motorista de primeira viagem, ou não entende tanto de pneus, antes de comprar pneus online, talvez seja melhor saber os tipos disponíveis, a fim de comprar o produto certo para seu carro e seu estilo de vida. São eles:

  • Off Road: pneus ideais para circular em terrenos acidentados ou sem pavimentação. Têm sulcos mais profundos e largos e banda de rodagem com maior espaçamento.
  • Verdes: são chamados assim não por terem coloração esverdeada, mas por serem fabricados com materiais que os tornam mais leves, reduzindo o consumo de combustível.
  • Mistos: como o nome já indica, são uma mistura de pneu off road com on road, ou seja, servem para rodagem no asfalto e em terrenos sem pavimentação, embora sejam menos duráveis que os off road nesse caso.

1. O indicador TWI

Antes de comprar pneus online, primeiro você deverá verificar se seus pneus realmente precisam ser trocados. Para isso, basta uma inspeção na banda de rodagem (superfície do pneu que fica em contato com o solo) e verificar se o indicador TWI (Tread Wear Indicator) está exposto. Tratam-se de pequenos corpos emborrachados dentro dos sulcos dos pneus, e que, conforme eles vão se desgastando, ficam mais próximos do contato direto com o solo. Quando chega esse ponto, é hora de trocar os pneus.

2. Confira as especificações

Cada pneu é apropriado para um tipo de aro, e é produzido com diferentes tipos de largura e altura. Antes de comprar pneus online, saiba qual o tipo de pneu adequado a seu carro. Veículos de passeio seguem a designação métrica europeia, estampada em relevo na lateral do pneu. Você já deve ter observado uma série de números e letras, escritos numa sequência tal como 185/70 R14. Quer dizer que o pneu tem 185 mm de seção transversal, cuja relação altura x largura é de 70%, com construção radial. O último número, no caso o 14, indica o diâmetro do aro, medido em polegadas.

Qual a hora certa para a troca de pneus

3. Utilize os mecanismos de busca e pesquisa

Conhecendo o tipo de pneu, se estão em bom estado e suas especificações, é hora de fazer uma pesquisa e cotar os melhores preços. Uma boa opção para cotar e comprar pneus online é o site Já Cotei, que disponibiliza busca por marca, medidas, aro e índice de velocidade. Outro site em que pode ser feita uma pesquisa de preços é o KD Pneus, que oferece ampla variedade de marcas e produtos. Nas compras acima de R$ 599,00 na Grande São Paulo, o frete é grátis.

4. Procure trocar os quatro pneus de uma vez

Para garantir perfeita aderência e menor consumo de combustível, o ideal é trocar sempre os quatro pneus simultaneamente. Caso não seja possível, prefira trocar primeiro os dianteiros, sempre mais exigidos nas frenagens.

5. Evite os remolds, a não ser que…

Pneus são componentes de segurança, portanto seu estado de conservação e procedência devem ser impecáveis. Existem os pneus remodelados, conhecidos com remold, que nada mais são que pneus já usados totalmente refeitos em suas laterais, banda de rodagem e ombro. São diferentes dos recauchutados, que só têm uma, no máximo duas das suas partes reconstruídas.

Adquirir pneus remold é recomendável apenas se o seu carro trafega em regiões bem pavimentadas e em velocidades abaixo de 90 km/h. Não se esqueça, o barato pode sair muito caro, principalmente quando o assunto é pneu.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...