O que não vale a pena comprar no cartão de crédito

Comprar no cartão de crédito itens de consumo imediato é desvantajoso. Confira esse e outros itens que você deve evitar comprar no cartão de crédito.

Comprar no cartão de crédito pode ser vantagem por não ter que carregar o dinheiro (em espécie) na bolsa. Ou seja, uma questão de segurança e comodidade. Porém, existem alguns itens que não compensam ser adquiridos ou pagos através dessa modalidade, devido ao prazo de pagamento, que pode atingir 40 dias, dependendo da data da compra. Confira:

 

O que não vale a pena comprar no cartão de crédito

1. Compras internacionais

Este é um item bastante controverso, uma vez que comprar no cartão de crédito internacional é muito cômodo e evita problemas com a moeda local (trocas em casa de câmbio). Porém, há os impostos cobrados (6,38%) e, portanto, encarecem a compra no final do mês. O ideal é que seja em dinheiro vivo, para valer mais a pena!

 

2. Alimentação

A lógica deste item é simples. Trata-se de um consumo imediato e portanto, prolongar o pagamento faz com que acumule, sem necessidade, valores às suas despesas mensais ou então, dívidas. A melhor saída, ao pagar um jantar, por exemplo, é que seja no cartão de débito ou em espécie. Assim, você não precisa lembrar, no próximo mês, daquela saída que não foi contabilizada.

3. Abastecimento do veículo

Mais uma vez, o consumo imediato. É comum ter de abastecer o veículo mais de uma vez por mês e, acumular esse tipo de compra no cartão de crédito pode fazer com que perca a noção dos seus gastos e entre em dívidas. É preciso tomar cuidado e separar bem os itens que valem a pena ou não pagar no cartão de crédito. Confira quanto custa manter um carro no Brasil.

 

Saiba tudo sobre cartão de crédito e as melhores formas de economizar.

4. Saídas e festas

Para os adeptos às saídas noturnas, cuidado! Realizar o pagamento com cartão de crédito pode fazer com que você extrapole os limites, principalmente durante o momento de empolgação. Quando se tem dinheiro no bolso, controla-se mais do que quando há limites para pagar no cartão. Os abusos causam dores de cabeça no mês seguinte!

 

5. Peças de roupas

Na maioria dos casos, esse não é um item de necessidade imediata. Ou seja, um item que muitas vezes pode ser considerado como "consumo compulsivo". E comprar no cartão de crédito pode complicar as finanças do mês seguinte. Outro ponto importante é que, a maioria das lojas oferecem descontos imediatos para aqueles que realizam pagamento à vista! 

 

Mas então, há vantagens em compras com cartão e crédito?

Sim, há vantagens. O que é preciso é utilizar do bom senso para não entrar em dívidas. Por exemplo, comprar eletrodomésticos pode ser vantajoso, caso seja um item imediato e de necessidade. Pois andar com um valor alto na carteira, para adquirir o item, pode não ser seguro. Outra vantagem é comprar no cartão de crédito passagens aéreas para adquirir milhas e pontos para se beneficiar futuramente. 

 

Dicas

Antes de comprar no cartão de crédito pondere se há realmente a necessidade de realizar essa transação e se você terá dinheiro suficiente para quitá-la. Para não perder os cálculos, faça anotações sobre os gastos e planeje as suas comprar de acordo com o seu ganho mensal, só assim você conseguirá usar o cartão de crédito a seu favor. Um erro muito grande é acreditar que o cartão de crédito é dinheiro extra no bolso.

 

Veja também: 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...