O que saber na hora de fazer um comparativo de carros

Conheça os critérios mais importantes a se considerar na hora de fazer um comparativo de carros que realmente mostre qual a melhor opção

Fazer um comparativo de carros é um procedimento comum quando se pensa em avaliar a performance. Igualmente utilizado quando há dúvidas sobre qual carro comprar, a comparação é sempre uma forma de obter referências sobre um carro.

O que pode despertar dúvidas ao fazer uma comparação é que critérios empregar. Preço nem sempre reflete as qualidades de um veículo. Sendo assim, é preciso considerar outros fatores tão importantes quando o valor de mercado.

Acompanhe o artigo e saiba agora o que você precisa avaliar ao fazer um comparativo de carros.

Comparativo de carros: o mais barato nem sempre é o melhor

Embora o preço seja um critério fundamental, não é o único que deve ser avaliado. Um comparativo de carros que realmente mostre qual o melhor modelo deve incluir as características de cada veículo. Assim, suas qualidades ou defeitos são revelados. Um dos critérios mais importantes é o que vem a seguir.

Consumo de combustível

Um carro é um bem de consumo durável que, com o tempo, vai perdendo valor de mercado. A depreciação é um fato irreversível, portanto, é preciso considerar fatores que possam gerar economia enquanto o carro estiver em sua propriedade.

O principal deles é o consumo de combustível. Afinal, se você compara dois veículos similares, mas com um deles apresentando menor consumo, certamente este último sairá em vantagem.

Se você pretende comprar carro com cilindrada entre 1.0 e 1.6, prefira os de três cilindros, já que são mais eficientes e gastam menos.

Garantia de fábrica

Para carros novos e seminovos, a garantia de fábrica pode é um fator muito importante. Afinal, é melhor comprar um veículo que tenha garantia de 5 anos do que um que conte apenas com 3 anos.

É o caso, por exemplo, de dois dos carros mais vendidos do Brasil, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. Enquanto o compacto da GM tem garantia de 3 anos, o da montadora sul coreana oferece 5, ou seja, quase o dobro.

Potência e torque

Em relação à potência e o torque, é importante que você tenha em mente que cada cilindrada tem uma faixa comum. Entre os carros 1.0, por exemplo, o normal é que apresentem potência entre 80 e 75 cavalos e torque entre 10 e 9 kgf.m.

O que você pode e deve fazer para saber a real potência e torque é comparar o quanto eles

rendem em uma determinada rotação. Se um carro rende 80 cv de potência a 6.500 RPM, ele será menos potente do que um que renda os mesmo 80 cv, mas a 4.500 RPM.

Espaço interno e porta malas

Falar de espaço interno pode não ser tão importante para quem é solteiro, mas para quem tem filhos, cada centímetro no interior do carro conta muito. Pessoas altas também privilegiam carros maiores e mais altos. Portanto, este é um critério importante ao fazer um comparativo de carros.

Para saber o quanto de espaço interno um carro oferece, procure saber da distância entre eixos. Esta é uma medida que corresponde ao espaço entre o centro de um eixo ao outro do carro. É medida em milímetros, assim como a altura.

Outro critério importante para quem tem família grande, costuma viajar ou está sempre carregando compras é o tamanho do porta malas.

Entre os compactos, o Renault Sandero é o que tem hoje o maior porta malas, comportando até 320 litros.

Relação peso/potência

A relação peso/potência deve ser sempre considerada. Afinal ela é a razão entre o peso do carro e sua potência em cavalos, cujo resultado é a capacidade de carga transportada por cavalo.

Vamos tomar como exemplo o Chevrolet Onix, que pesa 1.011 kg e tem potência de 80 cv a Etanol. Dividindo o peso pela potência, chegamos à capacidade de 12,6 kg por cavalo.

Faça as contas e considere sempre esta importante relação ao comprar um carro.

Aplicativo para celular ajuda na tarefa

Uma facilidade está disponível para quem quer fazer comparações entre carros. É o aplicativo iCarros, disponível para sistemas Android e iOS.

Basta acessar a loja virtual, fazer o download e escolher os modelos. Rápido e prático, embora exija 360 MB de espaço na memória do aparelho.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...