Como traçar metas financeiras de acordo com seus futuros planos

O grande segredo para traçar metas financeiras com propriedade para o futuro é focar-se no hoje. Conheça algumas simples medidas para concretiza-las.

O grande segredo para traçar metas financeiras com propriedade para o futuro é focar-se no hoje. Sem foco e objetivos bem estruturados, as metas não saem do papel e, sem mudar hábitos e abrir mão de algumas superficialidades no presente, realizá-las ficará apenas na imaginação. Conheça algumas simples medidas que podem lhe auxiliar a traçar metas de acordo com suas prioridades, prazos e objetivos.

5 planilhas de controle de gastos para organizar suas finanças

Como traçar metas

Como o termo já diz por si só, traçar metas demandam objetivos bastante claros e específicos. No entanto, tratando-se de planos pessoais ou profissionais futuros, é necessário avaliar qual será o impacto de suas metas em todos os demais campos da vida, para que não haja falhas ou desfalques no orçamento. Saiba como cada parte interage com as demais. Por exemplo, certifique-se que suas novas metas financeiras para a vida profissional não interfira nos assuntos pessoais de certo modo.

Faça uma lista de objetivos

Levando em consideração o levantamento sobre o impacto de suas decisões, liste os seus objetivos de acordo com o grau de prioridade, segmentando-os em metas de curto, médio e longo prazo. Assim, a organização para definir a estratégia particular de cada uma delas até a prática fica mais fácil.

Os piores investimentos que você pode fazer

Veja como funciona essa divisão das metas:

Curto prazo: são metas que pretende realizar em um prazo menor que um ano. Por exemplo, uma festa de aniversário ou uma pequena reforma.

Médio prazo: são os objetivos que pretende concretizar em um período de um a cinco anos. Neste prazo, podem ser incluídas a troca do carro, uma viagem ao exterior ou uma reforma completa da casa.

Longo prazo: essas metas tem como maiores objetivos os planos a serem realizados em, no mínimo, cinco anos. Entre esses objetivos, podem estar inclusas as despesas para a faculdade dos filhos, a compra de um novo imóvel ou os recursos para uma aposentadoria confortável.

A principal vantagem de você especificar suas metas e estabelecer prazos para realizá-las é que consegue, assim, manter seu foco e observar sempre seus resultados.

Como começar o ano com um negócio próprio

Comece a traçar metas específicas

Definidos os seus objetivos, prioridades e os prazos que deverão sem cumpridos, é hora de esmiuçar a estratégia para cada um de seus planos.

Procure ser bastante claro e detalhista na hora de definir seus objetivos, para assim traçar uma estratégia eficiente de realização. De todo modo, sua ação de realização deve começar no exato momento em que suas metas estiverem prontas para alçar voo.

Adquira conhecimento sobre novas formas de investir o seu dinheiro e coloque-as em prática, renegocie dívidas, oriente-se com especialistas, estude o mercado e tenha ambições e visões de futuro acerca de suas finanças, incorporando-as no seu dia-a-dia.

As mudanças que você provoca em sua rotina por meio do corte de consumo excessivo, planejamento de compras e despesas, investimentos coerente ao seu perfil de risco, entre outras, são as principais ações que farão com que, a cada dia, consiga dar um passo mais próximo da concretização de suas metas.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...