Julio Benck
Julio Benck
13 Mar, 2017 - 01:46
como tirar riscos da lataria do carro

Como tirar riscos da lataria do carro em casa

Julio Benck

Fique por dentro e entenda como tirar riscos da lataria do carro quando os danos são superficiais e não atingem a camada mais profunda da pintura.

O artigo continua após o anúncio

Na hora de vender um carro, o primeiro check up que todo comprador faz é na lataria; por isso, saber como tirar riscos da lataria do carro é essencial para garantir um bom valor de revenda.

Seu carro está com arranhões ou riscos que prejudicam sua aparência? Neste artigo você verá dicas que podem te ajudar a se livrar dessas avarias, insignificantes considerando o dano em si, mas que podem causar prejuízos elevados.

Tirar riscos da pintura do automóvel

Antes de entendermos melhor como tirar riscos da lataria do carro, vamos saber o que compõe a pintura de um automóvel.

Na verdade, não se trata apenas de colorir a lataria com tinta automotiva. São três camadas de produtos antes de se chegar à cor propriamente dita e saber como tirar riscos da lataria do carro. São elas, na ordem em que são aplicadas:

  • Primer: tinta usada para preparar superfícies para pintura;
  • Tinta: a tinta que vai dar a cor do carro;
  • Verniz: película protetora que confere textura brilhante à pintura

Pode não parecer, mas as três camadas sobrepostas têm uma espessura não muito maior que 130 micrômetros, que equivale a 0,13 milímetro. Desse total, mais ou menos a metade é do verniz, primeira camada a ser atingida ao se fazer polimento.

Veja os sinais de que está na hora de fazer a manutenção

Antes de saber como tirar riscos da lataria do carro, você vai precisar avaliar a extensão do dano. Quando vemos outra cor no local do risco, significa que primer foi atingido, logo, a tinta e o verniz foram ambos danificados. Aqui, o polimento será inútil: leve o carro a uma oficina especializada para ser repintado.

Uma outra forma de avaliar é passando a unha sobre o risco. Se estiver muito profundo, sua unha vai se prender. O polimento também não vai resolver nesse caso.

O artigo continua após o anúncio

Em caso de risco superficial, você poderá usar para o polimento cera automotiva, em caso de riscos mais superficiais, massa fina, para danos um poucos mais profundos, ou lixa 2000, produto de alto poder abrasivo, que deve ser utilizado por profissionais qualificados apenas.

Tirar riscos em carros pretos

Entender como tirar riscos da lataria do carro torna-se um desafio ainda mais difícil quando se trata de carros pretos. Além dos procedimentos de polimento com os materiais já citados, dois outros geralmente são recomendadas por profissionais.

Uma, a micropintura do tipo spot repair, consiste em fazer o polimento da superfície arranhada e aplicar a tinta com uma pistola de ar. Trata-se de uma técnica que evita a repintura do carro, preservando o aspecto original da pintura.

Já a outra técnica tem resultados não tão bons, de acordo com as avaliações dos motoristas nos principais fóruns da web. Estamos falando da caneta tira riscos, uma forma rápida de se cobrir arranhões, mas sem a durabilidade de um serviço com acabamento mais profissional.

Saiba quais são os carros mais baratos de manter

Além disso, a aplicação do produto não deixa a superfície lisa e uniforme. Em boa parte dos casos, substitui-se o risco por um relevo na cor do carro.

Tirar riscos profundos

Quando os riscos são profundos e atingem o primer, não tem jeito, será necessário lixar a lataria, pintar e aplicar novo verniz. É um serviço geralmente feito por profissionais, embora até haja como tirar riscos da lataria do carro em casa, desde que se conte com a estrutura e materiais e adequados.

Dependendo do modelo do carro e da extensão a ser repintada, o serviço pode custar até R$ 500,00. Mas se for preciso pintar o carro inteiro, prepare-se para arcar com uma despesa entre R$ 2.500,00 e R$ 3.000,00.

O artigo continua após o anúncio
Compartilhar Twittar Pin Email WhatsApp