Entenda os benefícios e como solicitar o Cartão Cidadão

Saiba em que casos e como solicitar o Cartão Cidadão para receber benefícios administrados pela Caixa.

Quem tem algum benefício para receber na Caixa Econômica Federal talvez saiba o quão demorado é ser atendido em um dos caixas todos os meses. O que muita gente não sabe é que o Cartão Cidadão existe, justamente, para evitar as longas esperas todos os meses e aliviar as filas no local.

Sempre que um trabalhador precisar receber um benefício da Caixa, pode evitar se submeter ao horário de funcionamento do banco e utilizar um caixa eletrônico para movimentar a sua conta e fazer saques de até R$ 700 sem necessidade da intervenção de um funcionário. Mas, afinal, o que é o Cartão Cidadão, como funciona e quem tem direito de solicitá-lo? É o que você pode conferir a seguir.

O que é o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um meio mais simples de receber os benefícios trabalhistas e sociais, podendo ser usado em todos os canais de autoatendimento da Caixa, em todos os municípios do Brasil.

Quem tem direito ao cartão cidadão

Todos os que têm algum benefício para receber cujo pagamento seja feito através da Caixa têm direito a solicitar o Cartão Cidadão sem a necessidade de abrir uma conta no banco para tal. Quem pretende evitar as filas para ser atendido nos caixas das agências da Caixa Econômica pode contar com o Cartão Cidadão para efetuar saques e transferências de:

  • Aposentadoria
  • Pensões
  • Seguro-desemprego
  • Salário-maternidade pelo INSS
  • FGTS
  • PIS
  • Abono salarial
  • Auxílio doença
  • Benefícios sociais
  • E demais situações que envolvam o pagamento, por parte da Previdência Social ou do INSS, de importâncias em dinheiro a qualquer trabalhador feitos e administrados pela Caixa.

Como solicitar o cartão cidadão

Quem tem valores para sacar mensalmente na Caixa e não tem conta aberta no banco pode ir até uma agência Caixa solicitar o Cartão Cidadão ou ligar no telefone 0800.726.0207. Tenha em mãos o seu número do PIS e da CTPS quando fizer a ligação ou comparecer à agência. Depois de solicitar o Cartão Cidadão, o trabalhador irá receber a via no endereço informado e deverá comparecer a uma agência Caixa ou Casa Lotérica para assinar o Termo de Responsabilidade no momento em que cadastra a senha do cartão.

Sempre que se esquecer da senha e tiver o acesso aos caixas eletrônicos bloqueado, o cidadão deverá comparecer a uma agência Caixa para cadastrar uma nova senha.No dia de cadastrar ou recadastrar a senha, é importante que o trabalhador leve um documento de identificação oficial com foto, que pode ser: RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, RNE, passaporte, identidade militar ou carteira funcional. 

Veja também:

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...