Como ser um representante comercial

Quer saber como ser um representante comercial? Conheça as atividades exercidas por esse profissional e qual é a média de salário.

Ter uma boa relação com os clientes e consumidores é fundamental para quem deseja saber como ser um representante comercial. Nessa profissão, criatividade, carisma e bom humor são itens fundamentais para realizar bons negócios. A atividade do representante comercial é essencial para as grandes empresas, para garantir a distribuição dos seus produtos e garantir assistência aos seus consumidores, fazendo com que seja uma relação importante para o mercado.

Como ser um representante comercial autônomo

As atividades realizadas pelos profissionais que atuam como representantes comerciais são variadas, entre elas, ser o intermédio de um produto ou uma marca para uma determinada empresa. Além de controlar pedidos, acompanha clientes na pós-venda e estuda tendências de mercado, para identificar novas oportunidades de negócio e alcançar a meta estabelecida.

Para saber como ser um representante comercial autônomo, o profissional terá que se registrar na Prefeitura Municipal para averiguar o documento de Carteira Profissional ou Carteira do Órgão de Classe. Caso ainda não tenha essa carteira no órgão, ele deverá fazer o registro (CORE). O outro passo para se formalizar é se inscrever no INSS para obter os direitos previdenciários ao trabalhador autônomo.

É importante lembrar que a representação comercial não pode ser feita por uma personalidade Jurídica com base no Regime Simples Nacional ou MEI (Microempreendedor individual), pois a Representação é uma entidade de caráter profissional e o autônomo deverá ser registrado no Conselho Regional de Representação Comercial para exercer a função.

Para trabalhar com essa profissão não precisa fazer um curso em especifico, embora seja recomendável o ensino superior em administração de empresas. Contudo é fundamental relembrar que, para saber como ser um representante comercial é fundamental que a pessoa seja uma boa vendedora e tenha seja bom comunicador, além de ter habilidades em planejamento, organização e tenha noções de marketing.

Quanto ganha um representante comercial

Para empresas que contratam funcionários efetivos, o empregador fica responsável por encargos previstos nas leis trabalhista, além da restrição das funções e habilidades estarem ligadas as qualificações do contratado, dessa forma o próprio representante tem mais seguranças por causa do seu vínculo empregatício. De acordo com o site Love Mondays, um profissional do ramo de representação comercial ganha em média R$4.330,00 por mês.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...