Como rastrear um celular Android ou iPhone

Aprenda como rastrear um celular rapidamente em caso de furto, roubo ou até mesmo perda.

É cada vez mais comum vermos as pessoas nas ruas sempre a andar distraídas com seus telefones. Com tantas funcionalidades que nos oferecem, em especial a conectividade as redes sociais, dificilmente nos afastamos deles por muito tempo; seja em um restaurante, uma balada ou no escritório, eles estão presentes e colados ao corpo. Mas o que também não é nada incomum é a quantidade de pessoas que precisam saber como rastrear um celular, seja por furto, perda ou esquecimento.

Como rastrear um celular Android ou iPhone

Em qualquer uma das alternativas, perder o aparelho pode trazer uma série de problemas, uma vez que eles costumam armazenar dados pessoais, fotos, agendas, mensagens importantes e contatos. Pensando nesta precaução, veja algumas dicas de como rastrear um celular Android ou iPhone.

Android

Cada sistema operacional apresenta sua própria ferramenta de rastreio, sendo o mais utilizado pelos aparelhos Android os vínculos com a Google. A empresa disponibiliza uma ferramenta capaz de localizar o aparelho através de seu navegador, mas para isso ele deve estar logado na mesma conta Google utilizada no aparelho.

Dessa maneira o usuário precisa apenas digitar “find my phone” na busca e o navegador irá mostrar a localização do aparelho em um mapa. Além disso, ainda é possível fazer com que o aparelho toque no volume máximo para que o proprietário possa localiza-lo pela casa. Em caso de furto o usuário pode ainda bloquear o aparelho remotamente, assim como apagar todos os dados contidos nele.

Para utilizar o serviço não é preciso instalar nenhum aplicativo adicional no aparelho e, apesar de funcionar em todo o globo, por enquanto a ferramenta está disponível apenas aos usuários dos sistemas em inglês.

iOS

A fabricante Apple disponibiliza um sistema muito semelhante ao da concorrente Google. A forma de rastreamento é quase a mesma, com a diferença de que o usuário precisa estar logado em sua conta no iCloud.

Na sua conta é encontrada a ferramenta “find my phone” que mostra ao usuário todos os dispositivos logados a essa conta. A grande diferença é que nos aparelhos Apple o sistema só funciona se o celular estiver logado no iCloud.

Soluções não Nativas

Existem algumas formas opcionais de encontrar seu aparelho que não são nativas dos aparelhos. Existe uma grande variedade de aplicativos no mercado a oferecer maneiras de como rastrear um celular, alguns podem exibir a localização do aparelho em um mapa, fazer com que o celular soe um alarme acionado remotamente ou mesmo tire uma foto para que se identifique o local onde o aparelho se encontra ou, em caso de furto, a pessoa responsável pelo crime.

Lembrando que em casos de furtos a polícia recomenda que todo e qualquer dado obtido seja entregue as autoridades e que o dono do aparelho nunca tente tomar alguma medida sozinho.

• Aparelhos sem Bateria: os sistemas Android e iOS contam ainda com uma solução para aparelhos perdidos que tenham, por exemplo, sido esquecidos em algum local e pela demora em notar a perda, ficaram sem bateria.

Neste caso, um aplicativo chamado Lookout pode fornecer uma localização aproximada desses aparelhos através da tecnologia chamada “signal flare”. O aplicativo armazena a localização do celular na última vez que esteve conectado à internet, possibilitando que se tenha um ponto de partida para procurar o aparelho perdido.

• Buscar meu iPhone: para iOS, o aplicativo Buscar meu iPhone é gratuito e permite localizar seu aparelho em um mapa, reproduzindo um som em volume máximo mesmo se ele estiver no modo silencioso. No app também é possível bloquear e apagar todos os dados do celular remotamente, em caso de roubo.

• Wheres My Droid: no Wheres My Droid, os usuários de Android também são beneficiados com um aplicativo de rastreio. Nele é possível obter a localização GPS do seu aparelho, fazendo-o tocar, vibrar ou bloqueá-lo remotamente. Em caso de furto, também é possível apagar todos os dados do cartão SD e bloquear o aparelho também de forma remota.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...