Como preservar a bateria do notebook

Para evitar problemas com seu computador portátil, é importante sempre conferir a bateria do notebook e deixar suas especificações em dia.

Quem possui um computador portátil precisa tomar certos cuidados para que a bateria do notebook esteja sempre em dia, sem proporcionar problemas como o descarregamento rápido, e que causam dor de cabeça ao usuário.

Para isso, algumas dicas sobre as especificações do aparelho podem ser bem úteis a fim de manter a praticidade do notebook, que está justamente ligada a não dependência de cabos e tomadas o tempo todo para manter a bateria funcionando.

Veja também como fazer para a bateria do celular durar mais

Mitos e verdades sobre bateria do notebook

Para mostrar como você deve usar o seu notebook e o que realmente ajuda a preservar a bateria do aparelho, separamos alguns mitos e verdades que cercam o assunto. Nem sempre algumas crenças funcionam de verdade, inclusive, podem até mesmo comprometer a funcionalidade do computador e acabar prejudicando mais do que ajudando.

1. Tirar o carregador da tomada

Um dos mitos mais repassados garante que é preciso tirar o computador da tomada quando a bateria do notebook carrega por completo. O que não é verdade.

Se você não precisa usar a mobilidade do aparelho, caso ele fique num escritório fixo, por exemplo, não há a necessidade de retirá-lo da tomada quando a bateria carrega, pois isso não interfere na vida útil da mesma bateria.

2. Deixar o notebook sempre ligado

Isso também não é verdade, apenas um mito. Deixar o notebook sempre ligado não interfere na vida útil da bateria do notebook, que é medida pelo número de vezes em que ela atinge o carregamento total (100%) dela.

Esse carregar e descarregar totalmente é chamado de ciclo, e são os ciclos que interferem no tempo no qual a bateria pode ser utilizada, não exatamente se o notebook fica muito tempo ligado ou não.

3. Deixar a bateria zerar

Sim, isso não é mito. Deixar a bateria do notebook zerar, u seja, descarregar completamente, não é exatamente um problema, mas deixá-la descarregada por muito tempo faz com que a carga mínima contida na batera seja perdida. Isso sim prejudica a forma como ela pode ser mantida, tornando a bateria realmente inutilizável em pouco tempo.

4. Usar bateria pirata

Algumas baterias piratas até atendem as especificações técnicas do fabricante do aparelho e, nesse caso, não há problema algum em utilizá-las no seu dispositivo. Porém, se elas não apresentam essas especificações ou nenhum tipo de informação, o ideal, então, é evitar colocar essa bateria pirata em seu notebook, evitando problemas maiores.

Por que você deve cobrir a câmera do notebook

Bateria do notebook viciada: o que fazer

mesmo que você tenha tomado todos os cuidados necessários com o seu aparelho, pode ser que a bateria do notebook acaba viciando. Isso significa que ela praticamente não consegue funcionar sem estar ligada à tomada, o que pode gerar incômodos e problemas.

Se isso acontecer, tente recalibrar a bateria, que costuma resolver os problemas, além de fazer uma descarga e recarga completas, podendo trazer vida extra à bateria.

Para recalibrar, conecte o computador em uma tomada e desative qualquer opção do sistema que suspenda suas atividades. Quando o indicador de carga mostrar que ela está 100% cheia, desconecte da tomada e deixe até que o notebook desligue sozinho.

Em seguida, recarregue-o novamente e reconfigure as opções de sistema. Na maioria das vezes, esse processo é o suficiente para ajudar a bateria do notebook melhorar o funcionamento e deixar de apresentar problemas como o descarregamento rápido ou até mesmo não conseguir ficar ligada sem estar na tomada.

Caso o procedimento não dê resultado no seu caso, sempre procure a assistência técnica da marca do seu notebook. Ela poderá informar com precisão as causas do problema e qual a melhor formar de consertar o problema e permitir que você continue utilizando o aparelho em perfeitas condições.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...