Evite erros: saiba como preencher cheque pré-datado corretamente

Saber como preencher cheque pré-datado corretamente é importante para prevenir fraudes. Além disso, ajuda a evitar enganos nas datas combinadas para depósito.

O cheque pré-datado é uma das opções que o consumidor tem na hora de parcelar suas compras. No entanto, muita gente não sabe como preencher cheque pré-datado corretamente, correndo o risco de ser vítima de enganos ou fraudes.

 

Habitualmente, o livro de cheques é composto por 20 folhas, sendo que uma parte é destacável da outra. O cheque preenchido deve ser destacado e entregue ao beneficiário e o canhoto deve ser preenchido e guardado pelo emitente.
 

Passo a passo: como preencher cheque pré-datado corretamente

 

1 – No canto superior direito da folha de cheque, escreva o valor numérico evitando deixar espaços em branco, para não correr o risco de ter o valor adulterado. Se quiser pode escrever o valor entre dois sinais de jogo da velha (#).

Exemplo: R$#500,00#.

2 – A primeira linha deve ser preenchida com o valor a ser pago por extenso. Também neste caso é melhor evitar deixar espaços em branco. Para isso comece a escrever bem no início da linha e faça um traço ao longo do espaço restante.

3 – Para evitar que o cheque seja passado para frente, podendo causar futuros problemas, preencha campo destinado a esse fim com o nome da pessoa, ou loja que irá receber o pagamento. O cheque nominal só pode ser descontado pela pessoa, instituição ou loja indicados na folha.

4 – Por uma questão de segurança, o melhor é passar cheques cruzados. Para isso basta fazer duas linhas paralelas no canto superior esquerdo da folha. Os cheques cruzados devem ser, obrigatoriamente, depositados em conta corrente. O que evita que o cheque seja repassado a terceiros.

5 – Preencha a data atual, e depois escreva a data combinada para fazer o depósito do cheque. Portanto, quando se trata de um pagamento parcelado, deve-se preencher cada folha de cheque com a respectiva data de depósito. Isso ajuda a evitar enganos nas datas de depósito.

6 – Saber como preencher cheque pré-datado é tão importante quanto a assinatura da folha. Por isso, cuidado com o uso de rubrica quando for assinar o cheque. Assinaturas completas e legíveis são mais complexas e, portanto, mais difíceis de serem falsificadas.

 

Como funciona o cheque pré-datado

 

O cheque deve ser preenchido no dia da compra, mas só será depositado na data combinada. Quando se trata de compra parcelada, deve-se preencher cada cheque com o respectivo valor e data de depósito. 

A loja, ou prestador de serviços, fica em posse do cheque pré-datado até o dia combinado para depositá-lo. Depois de feito o depósito do cheque, ele é compensado e o valor é retirado da conta bancária do proprietário do cheque.

 

Cheque pré-datado pode ser depositado antes do tempo?

 

Mesmo sabendo como preencher cheque pré-datado corretamente, o emitente sempre correrá o risco de ter o depósito feito antes da data combinada. No entanto, o consumidor tem o direito de recorrer a Justiça, se puder comprovar que a precipitação do depósito causou danos materiais ou morais. 

O cheque pré-datado, apesar de ser uma operação de crédito legal, não é regulamentada pela lei do direito econômico. Para a lei, o cheque pré-datado é como se não existisse como forma de parcelamento de compras. Por este motivo, a entidade bancária não se responsabiliza por cheques pré-datados depositados antes da data acordada.

 

Atenção aos canhotos

 

É muito importante preencher corretamente o canhoto, pois ele será o seu controle dos cheques que passou. Escreva a data, o valor, o local da compra e não se esqueça de anotar a data em que o cheque será descontado. Assim, se houver alguma dúvida sobre a cobrança, basta consultar o canhoto para descobrir de qual cheque se trata.

Veja também:

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...