Como o motor do carro funciona?
Você sabe dizer como o seu carro funciona? Muitas pessoas conhecem alguns componentes de seus veículos, como acessórios, equipamentos e autopeças. Assim como conhecem os principais sistemas, como de suspensão, de embreagem e câmbio de carro, entre outros.
Saber como o motor do seu carro funciona, conhecendo as principais peças e sistemas, é uma das melhores maneiras de cuidar dos componentes e aumentar a vida útil do seu veículo. Dessa forma, conheça mais sobre o funcionamento do motor de um automóvel.
Conheça o motor de um automóvel
O motor é uma das partes mais importantes de um veículo. Ele pode ser considerado o coração do automóvel, por ser o componente que garante o funcionamento e o movimento do veículo. Muitas pessoas sabem que o motor é responsável por assegurar o funcionamento do automóvel, mas não são muitas as pessoas que sabem como ele funciona.
Qual é a principal função do motor do carro?
Para garantir que o carro funcione e se movimente, o motor precisa transformar combustível em energia. Essa é a sua principal função, transmutar energia em movimento. A arquitetura do motor possibilita que ele ofereça movimento ao carro por meio da queima de combustível (combustão).
O que encontra-se em um motor?
Existem muitas peças de motor que operam conjuntamente para garantir o funcionamento correto do veículo. De maneira geral, pode-se dizer que os principais componentes encontrados no motor de um veículo são:
- Anéis de vedação;
- Bateria;
- Bielas;
- Bloco do motor;
- Cabeçote;
- Cilindros;
- Pistões;
- Radiador;
- Velas de ignição;
- Virabrequim.
Essas peças e componentes são essenciais para o funcionamento do motor de um carro. Se você precisar de algum deles, seja por conta de problemas técnicos ou desgaste, saiba que uma loja de autopeças costuma ter os principais equipamentos automotivos, como as peças de motor.
Como o motor funciona na prática?
Agora que você conhece os principais componentes de um motor de carro e sabe para o que ele serve, chegou a hora de saber como ele funciona na prática. O motor começa a funcionar continuamente quando você dá a partida no carro, ou seja, vira a chave.
Como dito anteriormente, a função principal dele é transformar o combustível (diesel, etanol, gasolina) em movimento. O cilindro, uma pequena câmara de combustão, pode ser considerado como o seu principal componente.
Em cada cilindro, encontra-se um pistão. Geralmente, os carros de passeio possuem quatro ou seis. Conforme o combustível é queimado, os pistões começam a se deslocar, girando um componente chamado virabrequim. Esse eixo, conhecido como eixo árvore, é quem desloca a energia mecânica até o sistema de transmissão, que distribuirá toda a energia para as rodas do carro.
De uma forma resumida, é assim que o motor de um carro funciona. Além das autopeças e componentes citados acima, existem outros fundamentais para garantir o funcionamento ideal do veículo. A bateria é quem garante o funcionamento de todos os componentes elétricos do carro, como os do sistema de iluminação automotiva, assim como faz o combustível explodir nos cilindros.
Para isso acontecer, a corrente elétrica da bateria é amplificada por uma bobina e passa por um componente chamado distribuidor, que divide essa corrente entre as velas de ignição do motor. O radiador é responsável pelo resfriamento do motor, ou seja, por controlar a temperatura.
Average Rating