Como montar uma loja virtual no Facebook passo a passo

Quer começar a vender seus produtos através das redes sociais? Então veja como montar uma loja virtual no Facebook e lucrar com pouco ou zero investimento.

Se você tem um empreendimento que vende serviços ou produtos pela internet, criar uma loja virtual no Facebook é mais que necessário para alavancar as vendas e fidelizar o público consumidor. O Facebook é a rede social com mais acessos no mundo, e é claro que a plataforma já não é apenas um canal de conexão entre amigos.

As empresas usam a rede social para trabalhar o marketing, angariar parcerias, desenvolver uma relação de proximidades com os clientes e aumentar as vendas, já que o Facebook serve como uma ponte entre usuários e lojas virtuais, funcionando muito bem como uma plataforma de e-commerce.

Como criar uma loja virtual no faceboook

A cada nova atualização, uma surpresa que cai como uma luva para os empreendedores com pouco caixa para grandes investimentos.

A começar pela possibilidade de montar uma loja virtual no Facebook, é através da rede social que o seu e-commerce (ou F-Commerce, como é chamado) pode começar gratuitamente, dentro da plataforma.

Como criar uma página no Facebook para o seu negócio

Começando a montar sua loja virtual

Mais do que encontrar amigos e familiares, a rede se tornou um promissor espaço para os negócios – muito além da divulgação de seus produtos.

Com a possiblidade de instalar novos apps e plugins, tornou-se possível montar uma loja virtual no Facebook com pouco ou nenhum investimento inicial. Veja como começar.

Crie uma fanpage

Passo primordial para montar uma loja virtual no Facebook, o interessado deverá criar uma fanpage para a sua empresa. Para isso, acesse o Facebook Pages e clique em “Criar Página” – localizado no canto superior direito da tela.

Em seguida, defina o segmento de sua loja, podendo escolher entre as opções “negócio local ou lugar”, “empresa, organização ou instituição”, “marca ou produto”.

Outras opções estão em “artista, banda ou figura pública”, “entretenimento” e “causa ou comunidade” – entretanto, estas são categorias que fogem da premissa de uma loja virtual.

Definida a base do seu negócio, sigas as instruções fornecidas para adicionar informações sobre a página, público alvo, bem como o seu logotipo e uma foto de capa. Ao final, convide seus amigos para curti-la.

5 ferramentas do Facebook que você precisa conhecer

Instale um app para loja virtual

Agora, vamos à parte que finalmente interessa: montar uma loja virtual no Facebook. Uma vez que essa não é uma funcionalidade original da rede, você terá que “importar” aplicativos de terceiros e sincroniza-los com a sua página.

As opções não são muitas, uma vez que a grande maioria das pessoas se encontra bastante satisfeita com os sistemas oferecidos atualmente – as formas de pagamento são seguras e os aplicativos são fornecidos por empresas idôneas.

Um exemplo é o Facileme Social Commerce, parceiro do PagSeguro. Para utiliza-lo, basta baixar o app e depois clicar em “instalar em minha fanpage”. Feito isso, selecione a sua loja para cadastro e clique em “adicionar F Commerce”. Pronto!

Agora é só cadastrar os seus produtos, adicionar as informações sobre eles e rumar para o último passo, onde você irá configurar o meio de pagamento selecionado.

Outras empresas que também oferecem o serviço são a LikeStore, com o Moip como meio de pagamento, e o Nuvem Shop, que efetua as transações através do Mercado Livre. Informe-se sobre as vantagens e desvantagens de cada um, bem como planos gratuitos e pagos.

É possível ganhar dinheiro no Facebook. Saiba como.

Como receber o pagamento?

Certo, você já configurou tudo e aparentemente está pronto para começar a vender através do Facebook. Agora resta apenas criar uma conta no sistema de pagamentos utilizado (UOL, no caso do Facileme) e preencher o cadastro de acordo com as suas preferências.

O mesmo se aplica às demais empresas listadas anteriormente, onde a LiskeStore demandará registro no Moip, a Nuvem Shop no Mercado Livre e assim por diante.

Plataformas para criar uma loja virtual no Facebook

Para criar uma loja virtual no Facebook é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles é possuir uma Fanpage da sua empresa ou produto. Apenas em Fanpages é possível criar uma loja virtual no Facebook, nunca em um perfil pessoal. Com tudo definido na sua página, a principal coisa a fazer é escolher qual será a plataforma a ser usada como base da sua loja, como uma plataforma de hospedagem.

Confira 4 das melhores opções de plataformas para criar uma loja virtual no Facebook:

Likestore

A Likestore é uma plataforma brasileira e também uma das mais usadas no país. Ela permite uma administração bem fácil pela sua interface intuitiva. Mesmo com a facilidade, a plataforma ainda disponibiliza vídeos com tutoriais para deixar o trabalho e a manutenção da loja bem simples.

Beetailer

Quem já tem uma loja virtual e deseja integrá-la ao Facebook, usar o Beetailer pode ser a solução. Com ele é possível adaptar o design da sua loja do Facebook com o da loja virtual, além de ter um espaço para análises analíticas, o que é superimportante para conferir os acertos, erros, perfil do consumidor, entre outros. Dados que ajudam melhorar o seu negócio.

Como anunciar no Google a sua empresa ou produto

Facíleme

Se a ideia é ter uma personalização da loja, também pode divulgar os seus produtos no seu próprio Facebook e ainda entregar cupons de descontos aos seus usuários. O Facíleme contém um sistema capaz de se adaptar a qualquer dispositivo que tenha em casa e acessar em qualquer lugar onde esteja.

Facestore

Essa é uma plataforma portuguesa bem versátil. A mensalidade é de €14,99 por mês para uma loja apenas no esquema mobile e por €19,99 para uma loja em mobile, desktop e tablet. Para quem quiser testar a plataforma antes de fechar o contrato, há um teste grátis por 30 dias. A interface também é muito intuitiva ainda mais por ser toda em Português.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...