Como montar um currículo do zero

Está difícil conseguir um novo emprego? Confira nossas dicas de como montar um currículo completo e bem elaborado; conquiste recrutadores e a vaga que deseja.

Um currículo bem elaborado é a porta de entrada para o emprego desejado. Por isso, é fundamental tempo e dedicação para pesquisar e entender como montar um currículo de acordo com os seus objetivos. Exponha ali todas as suas habilidades e expectativas em relação à vaga pretendida.

Como montar um currículo: passo a passo

Para te ajudar neste processo, selecionamos dicas de como montar um currículo atraente para as empresas. Anote:

Dados pessoais

O início do seu currículo deve constar informações básicas, como nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular e residencial) e e-mail profissional (nada de informalidades e e-mails que você costumava usar na adolescência).

Objetivos

Neste tópico é importante que o candidato exponha sua área de interesse dentro da empresa e quais as suas expectativas em relação ao emprego. É fundamental que não seja muito genérico: cite objetivos específicos para a vaga desejada e não caia em clichês. Para mais dicas sobre objetivos profissionais, veja como fazer o CV para cada área específica.

Formação acadêmica

A listagem deve começar com o seu último grau de escolaridade e assim por diante. Na descrição deve constar o nome da instituição, curso realizado e o ano de conclusão ou previsão de término.

Demais cursos

Ao montar o currículo, exponha as suas qualificações extras que possam ter relação com a vaga desejada ou que podem colaborar, de alguma forma, no exercício do cargo. Evite colocar cursos em que nada tenham a ver com a empresa, apenas para deixar o currículo maior. Lembre-se que o currículo deve ser sempre personalizado.

Outras experiências

Experiências extras, como voluntariado e intercâmbio no exterior são cada vez mais valorizados e incentivados pelas empresas. Abuse dessa carta na manga!

Como enviar currículo por email: veja modelo

Edição final

O documento ideal não deve ter mais do que uma página. Por isso, depois de montar o seu currículo, faça uma edição e elimine o que for desnecessário, repetitivo ou redundante.

Diagramação

O visual também conta na hora de analisar o currículo, então veja se a ordem das informações está boa, se o texto está bem colocado e se está clean e agradável para leitura. Ao final, salve preferencialmente em formato PDF.

Revisão final

Leia e releia quantas vezes forem necessárias. Erros de português ou de digitação são inaceitáveis! Conte com o auxílio do corretor automático, do seu olhar crítico e, se achar necessário, peça para outra pessoa ler também.

Boa sorte!

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...