Como limpar a bateria do carro passo a passo

Saiba como limpar a bateria do carro, evitando a formação da perigosa substância corrosiva conhecida como zinabre, que pode causar danos irreparáveis.

Limpar a bateria do carro pode ser a solução para evitar a troca da peça. Baterias com defeito ou sujas de zinabre podem provocar mal funcionamento no sistema elétrico do carro. Além disso, pode inutilizar a bateria, interferindo no funcionamento de faróis, ar condicionado, som e outros equipamentos.

Pensando em você, que está com a bateria do carro precisando de manutenção, preparamos um passo a passo de limpeza. Veja como é fácil manter a bateria do seu veículo sempre nova, bem conservada e funcionando perfeitamente.

Dicas para a bateria do carro durar mais

Como limpar a bateria do carro e remover o zinabre

O tipo de sujeira mais comum em baterias automotivas é o zinabre. Trata-se de um subproduto da oxidação que atinge os terminais da bateria. Seu aspecto lembra o de sabão em pó, inclusive pela cor, às vezes esverdeada, às vezes azul clara.

Embora se pareça com um produto de limpeza, na verdade o zinabre, se não for removido, espalha muita sujeira. Isso porque, com o tempo, ele se alastra por diversas partes do veículo, principalmente pela fiação. Há até alguns mecânicos que o chamam de “câncer de carro”.

Felizmente, de câncer, o zinabre só tem o apelido. Sua remoção é relativamente simples, e dispensa o apoio profissional, podendo ser feita a partir de casa. Siga os passos e nunca mais tenha problemas com corrosão da bateria.

1. Reúna o material

Antes de saber como limpar a bateria do carro, será necessário ter à mão os materias de limpeza apropriados. A boa notícia é que a lista de produtos é bastante curta, e nela constam apenas:

  • bicarbonato de sódio;
  • pano;
  • pincel pequeno ou escova;
  • um balde com água

Adicionalmente, você poderá utilizar também massa condutora e vaselina em creme. A massa poderá ser aplicada após a reinstalação da bateria, funcionando como uma proteção para todas as partes metálicas expostas. A vaselina também pode ser utilizada, sendo uma alternativa à massa.

2. Retire os cabos dos terminais

Como limpar a bateria do carro envolve certo risco, é preciso muito cuidado. Certifique-se de estar calçado com botas emborrachadas ou outro calçado que seja isolante elétrico, para garantir. Abra o capô do carro, localize a bateria e retire primeiro o cabo fixado no terminal esquerdo.

Depois de retirar o cabo direito, deixe-o em posição em que não encoste na bateria. Feito isso, retire a bateria cuidadosamente.

3. Faça a limpeza da bateria

Retirada a bateria, posicione-a em local iluminado e que permita sua total visualização. A limpeza deverá ser feita com o bicarbonato misturado em água quente. A proporção ideal é uma colher de chá de bicarbonato para um copo d’água.

Mergulhe a escova na solução, e faça a limpeza da parte de cima bateria. Normalmente, apenas os terminais devem ser limpos, afinal, é ali que a sujeira se concentra. O contato do zinabre com o bicarbonato deve formar uma espuma. Após isso, remova o excesso com água, secando a região com o pano.

Verifique se as partes adjacentes à bateria precisam de limpeza. Como vimos, o zinabre pode se espalhar, se isso for percebido, remova-o imediatamente.

Como lavar o motor do carro sem estragar

4. Tome cuidado com o zinabre

Deve-se ter muita atenção com a pele, olhos e roupas. O zinabre é uma substância tóxica e altamente corrosiva. Se atingir partes sensíveis, pode fazer um grande estrago. Por isso, é indicado proteger as mãos com luvas emborrachadas e usar roupas adequadas para limpeza. Evite usar as que você costuma vestir para o seu dia a dia, a não ser que não ligue de ver um rombo se formar após o zinabre corroer suas fibras.

5. Reinstale a bateria

Feita a limpeza, é hora de reinstalar a bateria A inserção dos cabos deve seguir a ordem inversa da retirada, ou seja, primeiro o terminal direito deve ser fixado. Faça uma inspeção nos cabos, para certificar-se de que o zinabre não comprometeu sua estrutura.

Se estiverem desgastados, com buracos ou falhas, é sinal de que a limpeza foi feita tarde demais. Sua substituição deverá ser providenciada. A manutenção da bateria nem sempre é observada, portanto, saber como limpar a bateria do carro pode não ser o suficiente.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...