
Como lavar roupa de bebê?
Desde pequenos, os bebês exigem uma atenção extra dos pais e responsáveis, pois são extremamente vulneráveis e indefesos. Além disso, seus itens, como acessórios de bebê, brinquedos e roupas, precisam ser constantemente higienizados de forma correta, evitando doenças e qualquer dano à sua saúde.
Por isso, trouxemos um guia com algumas dicas para te ajudar a saber o que fazer antes, durante e após a lavagem das roupas de seu bebê! Confira:
Quais roupas lavar antes de terem contato com o bebê?
Segundo especialistas, o ideal é que as roupas comecem a ser lavadas a partir da 30ª ou 31ª semana de gestação.
Desde lençóis, a roupa infantil, todos os itens que tiverem contato direto com a pele da criança, nos primeiros 6 meses, devem ser limpos e higienizados, para evitar o acúmulo e exposição à vilões da saúde, como ácaros, pó, bactérias, etc.
As roupas do bebê podem ser lavadas juntamente com as da família?
Não. Tanto as roupinhas, quanto a naninha de bebê, manta, ou qualquer outro item de contato com a criança deve ser lavado separadamente, com cuidados especiais e delicadeza.
Com o passar do tempo, o aumento do contato com o mundo exterior, o preenchimento da carteirinha de vacinação, entre outros fatores, as crianças tornam-se menos vulneráveis, porém, suas roupas sempre serão mais delicadas, em comparação ao vestuário do resto da família. Cabe, portanto, analisar a situação com bom senso.
Qual a temperatura ideal da água e quais produtos devo usar?
Segundo dermatologistas e pediatras, durante os primeiros meses de vida, a pele do bebê é extremamente sensível, podendo facilmente adquirir alergias, irritações e problemas graves, caso tenha contato com certas substâncias. Opte por lavar as roupas em água fria, ou morna,, usando sabão neutro, produtos próprios para bebês, ou sabão de coco. Evite a todo custo o uso de produtos com fragrâncias fortes e amaciantes.
É importante, também, separar baldes, e, se necessário, outros itens, especiais para a lavagem da roupa de seu bebê, uma vez que esse tipo de objeto pode ter entrado em contato com produtos de limpeza abrasivos e perigosos, como água sanitária, deixando resquícios de produto, que entrarão em contato com as roupas da criança.
Como lavar as roupas de bebê à mão?
Em um balde especialmente separado para essa tarefa, misture a água e sabão neutro e adicione as roupas do bebê. Fazendo movimentos circulares, esfregue-as com delicadeza e deixe-as de molho por cerca de 15 minutos. Após, enxague repetidas vezes, até que não haja nenhum resquício de produto nas roupinhas.
O recomendado é lavar as roupas pela manhã, para que sequem completamente durante o dia.
Como lavar as roupas de bebê na máquina de lavar?
Encha a máquina de água, acrescente o sabão neutro e as roupinhas do bebê, optando pelo ciclo mais delicado do aparelho, para preservar as peças. Certifique-se de que, ao final dos ciclos, as roupas estejam totalmente limpas e sem excesso de sabão.
Posso lavar as roupas de bebê juntas, de uma só vez?
O ideal é que roupas diferentes, e de cores distintas, sejam lavadas separadamente, já que peças como toalhas de banho, manta para bebê, entre outros, não tem a mesma delicadeza de peças de vestuário, por exemplo.
Ao separar as peças por categoria e cor, você evita danos ao tecido de cada uma delas, assegurando mais tempo de vida útil.
Como fazer a secagem das roupas de bebê?
Opte por usar varais de chão ou teto, expondo as roupas a um ambiente arejado, para secarem por completo, ao abrigo do sol. Mesmo que alguns possuam secadoras em sua residência, o recomendado é evitá-las, uma vez que, expostas a temperaturas excessivamente altas, as peças podem sofrer alterações de tamanho, cor, entre outros, causando danos permanentes.
Preciso passar as peças à ferro?Onde guardá-las após a lavagem?
Sim. Mesmo que pareça trabalhoso, o ideal é usar o ferro de passar em todas as roupinhas do bebê, uma vez que o processo também ajuda na higienização e deixa-as sempre prontas para o uso.
Após todos os processos, armazene as peças em um local limpo, organizado e fechado, para evitar o acúmulo de pó e sujeiras cotidianas. Outra dica é organizar as peças por categoria e tamanho, facilitando a escolha da mãe na hora da troca.
Agora que você já sabe como lavar as roupinhas do seu bebê de forma correta, prezando por seu bem-estar e conforto, chegou a hora de colocar nossas dicas e conselhos em prática, mãos à obra!
Average Rating