Como funciona o cartão pré-pago internacional

O cartão pré-pago internacional serve para armazenar moedas estrangeiras em viagens ao exterior, sendo mais seguro que o cartão de débito ou crédito.

O cartão pré-pago internacional é uma das maneiras mais práticas para levar dinheiro para o exterior, sem precisar transportar o dinheiro na carteira. Na maioria das vezes, esta opção também é mais barata do que usar o cartão de débito ou crédito durante a viagem.

Como adquirir um cartão pré-pago internacional

O cartão pré-pago internacional é adquirido principalmente em lojas de câmbio integrantes da Associação Brasileira das Corretoras de Câmbio, mas muitos bancos também oferecem opções de cartão pré-pago internacional.

Hoje em dia é possível adquirir e recarregar um cartão pré-pago inclusive através da internet. Para isto, basta escolher uma loja de câmbio, se cadastrar solicitando um cartão, e fazer uma recarga em real, que será convertida para o valor proporcional a moeda que você escolher. Algumas lojas de câmbio podem cobrar uma taxa de adesão pelo cartão e taxas de recarga.

Antes de fazer o seu cartão pré-pago internacional, é importante pesquisar também o câmbio das empresas para fazer o seu dinheiro render mais na moeda estrangeira.

Como usar

Depois de cadastrada uma senha, feita uma recarga e realizada a conversão para a moeda que você pedir, seja dólar americano, libra, euro, ou qualquer outra, você pode usar o seu cartão pré-pago no exterior para fazer saques ou pagamentos com débito automático normalmente, como usaria o seu cartão bancário.

Mas atenção, por se tratar de um cartão pré-pago, é usado apenas na função débito. Caso seja preciso fazer uma nova recarga, você pode fazer o pedido através da internet.

IOF do cartão pré-pago internacional

Como medida para controlar os gastos dos turistas brasileiros no exterior, o Governo aumentou o IOF para compras e transações financeiras no estrangeiros, inclusive para as operações realizadas com cartão pré-pago internacional.

No último ano, a alíquota passou de 0,38% para 6,38%. Esta medida já diminuiu em 60% a procura pelo cartão pré-pago internacional Muitos brasileiros com destino ao exterior voltaram a optar a levar a moeda em espécie.

O que saber antes de solicitar o cartão

  • Saiba se o cartão pré-pago internacional escolhido por você possibilita saques no país para o vai viajar. A maioria dos cartões é aceita em mais de 200 países, logo é difícil você viajar para um local que não o aceite, mas não custa nada verificar antes;
  • Informe-se sobre quais moedas estão disponíveis para carregar no cartão;
  • Verifique se o cartão pré-pago internacional oferece descontos em hotéis, restaurantes, bares e lojas;
  • Analise qual é a taxa de manutenção do cartão e se vale a pena solicitá-lo;
  • Averigue qual é a recarga mínima e máxima oferecida pela operadora do cartão;

Não se esqueça de solicitar e anotar os telefones da administradora do cartão pré-pago internacional para casos de emergência durante a viagem; Vai viajar para fora? Veja como funciona o cartão de crédito internacional.

Vantagens

O cartão pré-pago internacional tem sido cada vez mais usado pelos brasileiros, isso se deve às vantagens que esta opção oferece para os turistas que querem aproveitar a viagem sem ficar se preocupando com a forma de pagamento nos estabelecimentos internacionais. Confira as vantagens:

  • O cartão pré-pago internacional não tem taxa de anuidade;
  • Pelo fato de o cartão ser pré-pago, você não precisa se preocupar com a variação cambial, pois a quantia em moedas estrangeiras carregada não será alterada;
  • Através desta alternativa você pode ter mais controle do seu dinheiro. Assim, você não se empolga e acaba gastando mais do que pode como poderia acontecer se usasse o cartão de crédito;
  • Não há limite de recargas, é possível recarregar o cartão pré-pago quantas vezes você quiser, mesmo durante a viagem;
  • Os saques em dinheiro são feitos automaticamente na moeda do país em que você estiver visitando;
  • O uso do cartão de crédito pré-pago internacional não requer o pagamento de taxas para efetuar compras;
  • Você pode visualizar o extrato e as transações realizadas a qualquer momento pela internet ou aplicativo;
  • A praticidade do cartão pré-pago internacional é umas das suas principais vantagens, pois você pode solicitá-lo pela internet;

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...