Como ficar famoso no Youtube

Você já pensou em ser uma celebridade? Com a internet, muita gente viu esse sonho virar realidade. Uma boa porcentagem conquistou popularidade ao ficar famoso no youtube.

Tem gente que passa a vida sonhando em ser famoso. Dar autógrafos, ser reconhecido na rua, aparecer em revistas e, melhor, ganhar dinheiro com isso. A web tornou isso muito mais fácil e até mudou os requisitos para se ganhar fama. Atualmente, até um vídeo no Youtube pode ser o passaporte para o sucesso. Alguns milhões de acessos e, pronto, é fama instantânea. Você já pensou nisso, mas não sabe como ficar famoso no youtube?

Parece fácil e pode até ser, mas não basta querer ficar famoso às custas do Youtube. É preciso alguma dedicação à causa. Tudo bem, há quem vire celebridade ao acaso, com vídeos que surgem quase despretensiosamente. Esses são os típicos casos dos 15 minutos de fama. Mas muitos profissionais têm usado a internet e o Youtube como um canal para dar visibilidade ao seu trabalho, ficar mais próximo do seu público e clientes em potencial. Ou seja, se você pretende investir na internet e no Youtube, é preciso ter estratégias.

Famosos no Youtube

Para inspirar nessa busca pela fama, trazemos alguns casos de quem fez e aconteceu no Youtube. Hoje, colhem os frutos do sucesso. Além de terem se tornado figurinhas carimbadas, rentabilizaram esse reconhecimentoo e transformaram o termo "webcelebridade" em profissão.

1. Ana Maria Brogui

Quem gosta de buscar receitas no Youtube, certamente já se deparou com alguma do Ana Maria Brogui. O canal nasceu em 2009 pelas mãos do publicitário Caio Novaes, que decidiu mostrar que não há grandes complicações em cozinhar. Os vídeos de Caio tornaram-se mais famosos por desvendarem como são feitos produtos de grandes empresas, como o Yakult. Ana Maria Brogui ganhou visibilidade com seus milhares de acessos mensais e com as parcerias feitas pelo publicitário. No ano passado, lançou um livro com as receitas mais acessadas do canal.

2. Camila Coelho

O caso da Camila é daqueles que começou sem grandes pretensões. Morando nos Estados Unidos há 10 anos, a mineira apaixonada pelo mundo da beleza, começou a fazer tutoriais de maquiagem no Youtube. Em pouco tempo, com inúmeras visualizações, decidiu fazer um blog e foi aí que deslanchou. Começou a receber produtos para testar e iniciou com posts pagos. Considerada hoje uma it girl, recebe até R$ 7 mil por um post patrocinado, é conhecida no circuito internacional de moda e estrela campanhas de TV.

3. Michelle Franzoni

O mote para o sucesso foi perder 33 quilos em 10 meses. A autora do Blog da Mimis, Michelle Franzoni, começou a postar a sua evolução e processo de reeducação alimentar em 2011. Inicialmente, apenas no blog. Depois, associado à conta, surgiu um canal no Youtube onde a blogueira compartilha os exercícios que faz e mesmo receitas. Com o números elevados de acessos, surgiram parceiros. Há inclusive um espaço dedicado para quem quiser anunciar na página.

4. Antônio Tabet

Falando assim, muito provavelmente você não reconhecerá. Mas e se mencionarmos Kibe Loco? E Porta dos Fundos? Ah! Agora tenho certeza que reconheceu. O Kibe Loco é um blog de humor ácido que surgiu em 2008 e ganhou de cara milhares de fãs. Depois, não foi difícil fazer sucesso também no Youtube com o Porta dos Fundos, canal do blog com esquetes de humor. O blog e canal têm diversos parceiros, anunciantes e muitos dos posts são patrocinados.

5. Felipe Neto

Felipe Neto usou os seus dons para o humor e a interpretação e iniciou o canal Não Faz Sentido. Em pouco tempo, conquistou milhões de seguidores interessados em um pouco de acidez. E como eles fez isso? Basicamente tecendo comentários sobre situações comuns, o diferencial é a forma como fazia. O vlogger saiu da internet para a MTV e é considerado uma webcelebridade bem rentável. Com parcerias, rentabilizou as visualizações e, com pouco tempo de carreira, já fazia R$ 10 mil por mês.

Na trilha do sucesso

Se depois de conhecer essas histórias ficou animado para seguir na carreira de webcelebridade, comece já. Com algum empenho é possível transformar isso em profissão. Como toda ajuda é válida, deixamos algumas dicas que podem servir nessa fase.

  • Invista na qualidade dos vídeos. Não precisa ser uma super produção, claro, mas tente dar um visual bacana. Técnicas de edição simples já ajudam muito.

  • O Youtube é muito dinâmico, há muita oferta. Por isso, inicie os seus vídeos com impacto. Se o internauta não gostar do que viu em 15 segundos, ele mudará para outro canal.

  • Tenha um perfil em todas as redes sociais possíveis e conecte tudo com o seu canal do Youtube. O ideal é chegar aonde o público está.

  • Tenha o seu site com domínio próprio. Um blog ou site conectado ao canal aumentam e muito as suas chances de sucesso. As pessoas sempre procuram informações além dos vídeos, se gostarem. Além disso, pode direcionar o fluxo de acessos de um para o outro.

  • Sites e blogs são muito bons também na parte de rentabilizar. Isso porque funcionam muito bem como vitrine para parceiros, especificamente na questão dos posts pagos.

  • A regra é clara: quanto mais acessos, mais fama e mais alcance. As empresas ficam de olho em perfis muito visitados e assim nascem muitas parcerias de sucesso.

  • Conquiste o visitante do seu canal, mas não bombardei-o com pedidos de subscrição. Ninguém gosta de pedinte de likes.

  • O mais importante é investir na qualidade do conteúdo. Decida sobre o que será o seu canal, avalie o material da concorrência e seja autêntico, deixe a sua marca registrada.

  • Para cativar, a periodicidade é o ponto-chave. Será um vídeo por semana? Dois? Encontre o seu ritmo e o do seu público-alvo.

 

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