Clara Grizotto
Clara Grizotto
07 dez, 2017 - 12:13
mensagem de despedida do trabalho

Como escrever uma mensagem de despedida do trabalho

Clara Grizotto

Para sair da empresa com chave de ouro e deixar uma boa impressão é importante escrever uma boa mensagem de despedida do trabalho. Confira as dicas.

O artigo continua após o anúncio

Mudar de emprego é um momento cheio de expectativas, metas e incertezas. Na ansiedade da transição – tanto em caso de demissão voluntária quanto de demissão por parte da empresa – o agora ex-funcionário começa a pensar no futuro e pode acabar esquecendo do presente, em especial da empresa em que atuou, cresceu e aprendeu durante determinado tempo. Escrever uma mensagem de despedida do trabalho é a forma ideal de dizer adeus aos colegas e gestores. Com delicadeza e respeito, o funcionário sai da empresa sem fechar as portas e com chave de ouro.

Mensagem de despedida do trabalho: adeus ou até logo

A mensagem de despedida do trabalho deve ser enviada sempre que o funcionário se desligar, seja por parte da empresa ou por estar tomando novos rumos. Isso mostra maturidade profissional e também gratidão pelas oportunidades que recebeu enquanto vestia a camisa.

Mesmo que a demissão tenha sido motivada por desentendimentos, brigas ou outras razões desagradáveis evite tom de ressentimento, ironias e acusações.

“Não é o término de uma relação afetiva, portanto, evite tons dramáticos ou poéticos. Utilize termos e saudações que você já usava na rotina de trabalho”, recomenda a consultora de carreira Waleska Farias em entrevista sobre o assunto no site da GNT.

Outras recomendações ajudam a escrever uma mensagem de despedida do trabalho e deixar boa impressão na empresa:

Saia por cima

O profissional deve pensar na marca que deseja deixar na empresa em que trabalhou, tanto para os gestores como para os colegas. Mesmo ressentido ou preocupado com o futuro vale ressaltar no e-mail os pontos positivos da empresa, a gratidão pelo aprendizado e até votos de um reencontro num futuro próximo;

O mundo dá voltas 

Mesmo que no momento deseje falar tudo que ficou entalado na garganta lembre-se que existem chances de reencontrar os colegas e gestores no futuro ou até de surgir outra oportunidade na empresa que seja interessante para você. Passar uma boa imagem fará com que lembrem-se de você caso surja uma vaga.

Descontração x Formalidade

Qual é o clima que cerca a empresa? O e-mail com a mensagem de despedida do trabalho deve seguir o perfil do local de trabalho. Agências de publicidade, por exemplo, costumam ser mais informais e permitem uma despedida com bom humor. Já um escritório de advocacia exige formalidade.

O artigo continua após o anúncio

Fale de forma geral

Não precisa explicar que está saindo porque estava insatisfeito ou que vai mudar de cidade para ajudar alguém da família. Deixe os detalhes para os colegas mais próximos, sem, contudo, falar com ressentimento. Na mensagem de despedida do trabalho vale mais falar que está focando em outros projetos ou vai se dedicar aos estudos, por exemplo.

Quando enviar?

O melhor momento é o último dia. Assim você evita fofocas, bate-papos sobre o assunto e boatos desagradáveis. Se estiver cumprindo aviso prévio avise os colegas sobre o desligamento, mas sem dar muitos detalhes.

Existe também a opção de enviar e-mails diferentes para os colegas e os gestores. Para os colegas pode-se falar de maneira mais informal e até mesmo fazer referência a alguma brincadeira entre vocês. Já para os gestores vale agradecer a oportunidade e colocar-se à disposição para quando a empresa precisar.

Modelos de mensagem de despedida do trabalho

Inspire-se nesses dois modelos prontos de mensagens de despedida, descontraído e formal, mas lembre-se de dar seu toque pessoal quando for escrever a sua.

Olá, pessoal. Tudo bem?

Gostaria de comunica-los que a partir do dia X não farei mais parte do quadro de funcionários da empresa. Sei que muitos sentirão a minha falta, pois deixarei de alegrar suas manhãs com a minha presença, mas estarei sempre à disposição para ajuda-los – e também para os Happy Hours e reuniões aos fins de semana.

Agradeço a todos que dividiram seu tempo e experiência nesse período em que trabalhei para a X (nome da empresa). Deixo meus votos de sucesso, prosperidade e dinheiro no bolso.

Até breve!

XX

Caros colegas,

Venho comunica-los, por meio deste e-mail, que a partir do dia X não farei mais parte desta equipe.

Agradeço o aprendizado, crescimento profissional e amizades conquistadas dentro desta empresa, e fico grato pelo apoio que recebi dos meus colegas.

Desejo a todos muitas conquistas e sucesso profissional.

Atenciosamente,

XX