Clara Grizotto
Clara Grizotto
16 nov, 2017 - 12:22
mensagem de agradecimento ao chefe

Como escrever uma mensagem de agradecimento ao chefe

Clara Grizotto

Quer garantir boas recomendações futuras e deixar as portas abertas na empresa? Saiba como escrever uma mensagem de agradecimento ao chefe an sua despedida.

Chegou o momento de se despedir da empresa que por algum período você chamou de “lar” e dar adeus aos colegas de trabalho, empacotar suas coisas e sair rumo a novos projetos profissionais. Antes, porém, é preciso lembrar daqueles que confiaram no seu potencial e lhe deram os puxões de orelha e elogios necessários para seu crescimento: os chefes. Independente se você os ama ou odeia, é importante demonstrar reconhecimento pela oportunidade que recebeu. Saiba como escrever uma mensagem de agradecimento ao chefe sem parecer puxa saco ou mal agradecido.

Como escrever uma mensagem de agradecimento ao chefe

O chefe é o responsável por gerir a equipe de funcionários e tomar decisões que muitas vezes não agradam a todos. Por conta disso, é natural que em algum momento da vida o funcionário se aborreça e pense como seria sua vida profissional sem ele.

Mas após uma demissão, seja ela voluntária ou não, é importante enviar uma mensagem de agradecimento ao chefe para mostrar gratidão pelo período que trabalhou para a empresa. Afinal, sair da empresa deixando uma boa imagem é a melhor forma de garantir boas recomendações e quem sabe até uma indicação de vaga.

Lembre-se, seu chefe é alguém que alcançou uma posição mais elevada e com certeza tem contatos na área que podem lhe beneficiar. Sair esperneando e falando tudo que estava entalado na garganta só vai lhe prejudicar e formar uma imagem de um profissional imaturo e ingrato.

Exemplo de mensagem de agradecimento ao chefe

Gratidão x Puxa-saquismo

A mensagem de agradecimento ao chefe deve focar na despedida, relembrando as oportunidades e desafios que proporcionaram crescimento profissional e as qualidades do gestor. Mas cuidado: é preciso prestar atenção para não tornar a mensagem uma grande rasgação de seda que apenas elogia o gestor.

Ao invés de “o senhor é um excelente líder e inspira a todos com suas palavras”, por exemplo, escreva “agradeço pelos conselhos, elogios e críticas certeiros, que muito me auxiliaram no meu crescimento profissional”. Elogiar demais pode trazer a impressão errada de que você apenas está interessado em boas indicações.

Romaly de Carvalho, professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em entrevista à Exame.com, afirma que é importante ter um momento que simbolize o fim de um ciclo e é deselegante deixar passar a despedida em branco. “Relembre momentos que foram compartilhados e deseje sucesso”, afirma.

Formalidade sempre

Mesmo que o clima da empresa seja descontraído a relação entre chefe e funcionário exige respeito e profissionalismo. É possível que ambos já tenham conversado de maneira informal, feito piadas e até mesmo curtido um Happy Hour juntos, mas mesmo assim é importante distanciar esses momentos de descontração na hora de escrever a mensagem de agradecimento ao chefe.

O tom formal é o mais adequado, sempre respeitando o perfil da empresa e da relação entre vocês dois. Confira esse modelo que pode ajudar na inspiração.

Modelo de email de agradecimento ao chefe

Estimado Sr. Chefe,

Permita-me expressar meu agradecimento a si e a toda a empresa que o senhor dirige.
Fico muito grato pela oportunidade que me foi concedida e pela confiança depositada em meu trabalho. Aprendi muito, cresci como profissional e levo na bagagem conhecimentos que com certeza me beneficiam muito.
Espero honrar a camisa desta empresa por tudo que ela me proporcionou. Agradeço pelas orientações, palavras de apoio, críticas construtivas e demais maneiras as quais o senhor encontrou para ajudar na minha evolução.

Desejo-lhe sucesso e coloco-me desde já à disposição da empresa.
Att,
XX