Como escolher o melhor cartão de crédito

Você costuma utilizar crédito em suas compras? Se sim, confira algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher o melhor cartão de crédito para sua vida financeira.
Ter crédito na praça é uma enorme facilidade do mundo moderno e, em muitos momentos, pode ajudar na administração das despesas pessoais. Por outro lado, quando usado sem controle, transforma-se em uma arma poderosa e com danos letais ao orçamento. Pensando nisso, este artigo te ensinará a escolher o melhor cartão de crédito.
As transações com cartões de crédito e débito realizadas no Brasil e no exterior somaram R$ 285 bilhões no primeiro trimestre de 2017, um crescimento de 6% sobre igual período do ano passado. O levantamento foi feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que concentra os principais concorrentes do setor.

Crédito rotativo: cuidado!

Um dos principais alertas quanto falamos sobre cartão de crédito é: juros rotativo. O uso do “dinheiro de plástico” cresce cada dia mais, principalmente devido a segurança e praticidade que ele proporciona. Porém, ele vem junto com um vilão muito perigoso para o orçamento doméstico: o tal do crédito rotativo, que nada mais é do que um crédito tomado junto à instituição financeira quando o consumidor paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Um empréstimo com um dos maiores juros do mercado.

Saiba aqui tudo sobre o crédito rotativo.

Se você já entende o risco que é ter um cartão de crédito e o cuidado que deve ter para não cair no crédito rotativo, vamos te ajudar a ter uma gestão saudável do seu “dinheiro de plástico” com algumas dicas práticas. Veja a lista e aprenda como escolher o melhor cartão de crédito e controlar suas finanças.

Como escolher o melhor cartão de crédito

A escolha

O primeiro passo é optar por um cartão que atenda às suas necessidades. Faça uma pesquisa em todas as operadoras e leve em consideração as taxas cobradas, pesquise cada detalhe nos sites. Pense em quanto você pretende gastar e quais cartões oferecem programas de fidelidade que se encaixam no seu perfil, lembrando sempre que não vale à pena gastar só para obter esses benefícios. Faça um cartão de acordo com suas necessidades.

Visa ou Mastercard: qual a melhor bandeira de cartão de crédito 

Limite

Para não ter uma surpresa desagradável ao fim do mês com a chegada da fatura, especialistas financeiros dizem: o limite do cartão deve ser, no máximo, 50% do valor do seu salário.

Limite do cartão de crédito: como funciona 

Na ponta do lápis

Anote todas as despesas feitas com o cartão de crédito para ter o controle completo dos seu orçamento. Para auxiliar nessa tarefa, existem diversos aplicativos gratuitos que podem ser instalados no seu celular (Gastos Diários, Minhas Economias, Minhas Finanças, entre outros). É fundamental que você saiba quanto ganha e quanto pode gastar.

Menos é mais

Reduza o número de cartões. Com diversas fontes de gastos é mais fácil se perder nas compras. Saques só em último caso. As tarifas cobradas para saques com cartão de crédito costumam ser elevadas.  Veja aqui quantos cartões de crédito você pode ter.

Deixe em casa

Andar com cartão de crédito pode facilitar as compras por impulso. Por isso, só o carregue quando sabe que vai precisar dele. Além disso, é mais seguro, contra eventuais assaltos.

Agora que você já sabe como escolher o melhor cartão de crédito, aproveite para organizar sua vida financeira. Essa atitude com certeza te ajudará a ter uma rotina melhor e mais tranquila.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...