Como emitir o nada consta do DETRAN

Quem precisa verificar as pendências de um veículo junto ao departamento de trânsito pode fazer uma consulta online e emitir o nada consta do DETRAN de forma fácil e rápido, sem complicação. 

Quem vai comprar um carro usado ou simplesmente deseja saber a situação de um veículo, deve verificar se não há pendências, e a melhor forma de fazer isso é ao emitir um nada consta do Detran. É possível acessar o site do Detran do seu estado, fazer a consulta online e emitir o nada consta atestando a não existência de infrações, multas, impedimentos, restrições financeiras e licenciamentos referentes ao veículo.

Se o carro não possuir nenhuma situação pendente, você pode emitir a certidão negativa, conhecida como o “nada consta do veículo” online. O serviço é gratuito e no site o usuário também pode checar a validade do documento, que expira a cada 30 dias.
A certidão on line tem pleno valor legal junto às empresas e facilita muito para quem trabalha conduzindo – como taxistas, motoristas de ônibus etc – garantir que está com o carro plenamente em dia com o departamento de trânsito. 

Nada consta do Detran online 

1- Entre no site do DETRAN do seu estado (os sites do Detran estão disponíveis no fim do artigo). 
2- Procure o setor “veículo” e clique.
3- Procure a opção “consulta da situação” ou “nada consta do veículo” ou “pesquisa de débitos ou restrições do veículo” e clique.
4- Preencha os dados cadastrais do veículo exigidos. Os mais comuns são: a placa do veículo e o número do RENAVAM ou o chassi do carro. Esses números constam no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, emitido pelo DETRAN. Se você ainda vai comprar o carro e não possui o CRLV é seu direito pedir ao proprietário ou à concessionária esses números. O site do DETRAN deve pedir também para que você preencha o código verificador (aquelas letras e números embaralhados). Preencha com atenção e clique em “consultar” ou “avançar”.
5- Após consultar a situação do carro, confira se não consta nenhuma pendência. Se não houver você pode ter uma certidão negativa “nada consta” gratuitamente e na hora. É só procurar o botão “imprimir” ou “emitir documento”. Lembramos que o documento tem validade de apenas 30 dias. Se houver alguma pendência não é possível emitir o documento.
Atenção: Fazer essa consulta é passo imprescindível antes de comprar um carro usado, pois essa é a ferramenta que garante que você não está comprando um carro com dívidas, roubado ou clonado. 

DETRAN no Brasil

Aqui estão citados os sites, telefones e endereços dos DETRANs dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Se você mora em um estado diferente desses, clique nesse link e confira o site do DETRAN do seu estado.
  • DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO
  • DETRAN MINAS GERAIS
Av. João Pinheiro, 417. B. Funcionário – Belo Horizonte Cep: 30.130-180
Tel: (31) 3236-3500 ou 155
  • DETRAN RIO DE JANEIRO
Av. Presidente Vargas, 817. Rio de Janeiro Cep: 20.071-004
Tel: (21) 3460-4040 a 3460-4042
  • DETRAN SÃO PAULO
Rua Boa Vista, 209 – Centro. Cep: 01014-001 ou Rua João Brícola, 32 – Centro Cep: 01014-010 Tel: (11) 3322-3333
  • DETRAN DISTRITO FEDERAL
Setor de Áreas Isoladas Norte. SAM Lote A – BIoco B – Brasília. Cep: 70.620-230

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...