Como economizar água no dia a dia

Com atitudes simples é possível reduzir o desperdício e os custos. Confira as dicas sobre como economizar água no dia a dia.

Muito já foi falado sobre como economizar água desde que algumas cidades do país passaram por sérios períodos de racionamento em 2014 e 2015, mas o assunto, bem como as atitudes de prevenção e economia, deve ser constante.

A sociedade vem se conscientizando nos últimos anos do quão prejudicial pro dia a dia e até mesmo pra saúde pode ser a falta de água e do quanto seu uso quando as represas se encontram no mais baixo nível de reserva pode ser ruim. 

Veja também: Cinco dicas para economizar energia
 

Dicas sobre como economizar água

A importância da economia vai além de fechar a torneira enquanto escova os dentes ou tomar banho, então separamos algumas dicas sobre como economizar água no dia a dia, desde ações menores até aquelas que impactam positivamente no meio ambiente e na conta de água com valor reduzido.

Checar vazamentos em canos e não deixar torneiras pingando

A partir de uma observação contínua e cuidadosa das torneiras e canos expostos da casa pode-se economizar até 45 litros de água por dia! Essa é quantidade média de água desperdiçada em gotejamentos.

Saber ler o hidrômetro facilita bastante a observação de vazamentos.

Deixar a louça de molho antes de lavá-la

Separar uma bacia com pouca água e sabão e deixar a louça suja por um período imersa antes de lavar efetivamente ajuda no desprendimento da sujeira e agiliza a lavagem, reduzindo o tempo em que a torneira fica aberta.

Esfregar com escovas e esponjas antes de jogar água melhora ainda mais o processo e economia.

Aproveitar a água da chuva

A água da chuva geralmente é perdida, mas pode ter inúmeras utilidades, desde lavar a varanda e a calçada até regar as plantas.

Outra dica é quanto aos horários de dar água às plantas. Elas absorvem mais água em horários quentes, então regá-las pela manhã ou no fim do dia é mais efetivo no cuidado.

Fechar a torneira

A primeira atitude ao se pensar em como economizar água tem a ver com o uso que fazemos das torneiras. Para lavar louça, escovar os dentes ou tomar banho é sempre bom fechar as torneiras e só abrir quando for realmente usar.

Essa ação economiza em média 80 litros de água (desperdiçados em 5 minutos de torneira aberta).

Veja também: Os meses mais baratos para comprar qualquer coisa e economizar

Usar balde ou vassoura

Para lavar quintal, carro ou áreas gerais da casa o uso de vassoura ou balde reduz consideravelmente o uso de água. Uma mangueira aberta provoca o desperdício de cerca de 560 litros de água a cada 30 minutos.

Reaproveitar a água da máquina de lavar

Assim como a água da chuva, a água da máquina de lavar é também desperdiçada com frequência, mas pode ser reutilizada em diversas atividades de limpeza em casa.

Não tomar banhos demorados

Número um na lista de como economizar água, o banho é a primeira e mais básica das ações possíveis no dia a dia. Banhos de até 10 minutos são suficientes para se limpar e já gastam cerca de 45 litros de água.

Veja também: 5 formas de evitar o desperdício de alimentos

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...