Cobrar a resposta de um processo seletivo: veja como fazer da maneira certa

Saiba a melhor forma de cobrar uma resposta em um processo seletivo de emprego.

Qualquer profissional que já passou por uma entrevista de emprego sabe bem como é angustiante os dias de espera por uma resposta sobre a seleção. E quem já sofreu de ansiedade com a falta de comunicação, com certeza, em algum momento, já se questionou se poderia cobrar uma posição do recrutador.

A boa notícia é que especialistas em processos de seleção para empregos dizem que não há problema no candidato entrar em contato para saber em que ponto está o processo. Isso pode, inclusive, demonstrar interesse pela vaga. Mas, é claro que para isso, a abordagem deve ser feita de forma educada, prezando pelo bom senso.

Como fazer o contato

Caso o recrutador avise na entrevista o prazo para novo contato, respeite essa data, especialmente para não demonstrar ansiedade. O indicado é esperar uma semana depois do prazo para cobrar uma resposta.

Se na entrevista o recrutador não passou um prazo, o candidato pode entrar em contato para pedir uma previsão para tal.

Outra dúvida comum entre os candidatos é como fazer essa abordagem. O indicado é entrar em contato pelo mesmo meio usado nas conversas anteriores. Se o recrutador te telefonou, você pode ligar; se usaram apenas o e-mail, envie uma mensagem para o endereço eletrônico. Caso tenham se comunicado pelos dois meios, fica a critério do candidato escolher por qual deseja fazer um novo contato.

Ao fazer contato, seja educado e simpático. Cuidado para não soar arrogante ou impaciente. Se resolver telefonar, cuide do tom da sua voz e se apresente, dizendo o seu nome e a vaga para o qual está se candidatando. Mesmo que você não tenha sido aprovado nesta seleção, uma boa impressão pode fazer com que as portas fiquem abertas para você em oportunidades futuras.

Um amigo te indicou para uma vaga? Saiba como usar isso de forma positiva

Não faça o contato muitas vezes! Uma seleção costuma ser um processo burocrático, pode levar certo tempo e a empresa também tem outras questões para resolver. Quando conversar com o recrutador, peça uma nova previsão e aguarde.

Em caso de não ter sido aprovado, não desista! Veja a seleção como uma experiência que pode ter trazido aprendizados. Use isso para refletir sobre sua postura, o que faltou e o que pode ser incrementado no seu currículo!

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...