Como aumentar o sinal do wifi em casa

Alguns truques de como aumentar o sinal do wifi em casa podem ajudar a melhorar a utilização da internet em diferentes pontos da casa.

Saber como aumentar o sinal do wifi em casa pode garantir uma melhor experiência no uso da internet em diferentes cômodos e também em aparelhos variados. Isso facilita principalmente quando há mais pessoas na casa utilizando aparelhos diferentes ao mesmo tempo.

Alguns desses truques são mais fáceis do que muitas pessoas imaginam. Confira os que separamos para vocês!

Como aumentar o sinal do wifi em casa para o celular

A primeira dica de como aumentar o sinal do wifi no celular é utilizar alguns aplicativos que ajudam a melhorar o sinal.

Um deles é o Network Speed Booster, que pode ser baixado gratuitamente. Ele melhora a recepção de sinal, contribuindo para que a velocidade da internet aumente. Com o app devidamente instalado, basta clicar em “start”. Ele é uma boa opção para utilizar em ambientes de wifi público.

Outro aplicativo que tem a mesma função é o Internet Boost & Optimizer, que aumenta a velocidade da internet. As duas opções rodam bem em smartphones com o sistema Android.

Quando vale a pena usar um repetidor de sinal wifi?

Aumentar o sinal do wifi no notebook

Se a sua intenção é saber como aumentar o sinal do wifi no seu notebook, pode começar conferindo a segurança da rede wifi. Muitas vezes, se a proteção tem uma senha fácil ou é aberta, outras pessoas pode estar se conectando ao seu wifi, o que deixa o sistema mais lento.

Algumas otimizações no sistema do notebook também podem ajudar. Deixe sempre o adaptador de rede de seu aparelho em dia, fazendo as atualizações de firmware.

Confira se o seu notebook possui adaptadores onboard que são atualizado co facilidade pelo Windows Update. Caso não tenha, leve o aparelho até uma assistência técnica, pois você não conseguirá atualizá-lo em casa.

Atente-se também para o adaptador wireless do seu notebook. Geralmente, ele está configurado para seguir o plano de energia estipulado pelo seu dispositivo, a fim de economizar energia. Isso pode contribuir para que o aparelho funcione com uma espécie de queda na qualidade de recepção, deixando a internet mais lenta.

Para evitar o problema, siga o passo a passo a seguir:

  • Entre “Painel de Controle”;
  • Selecione “Opções de Energia”;
  • Clique em “Alterar configurações do plano” e depois em “Alterar configurações de energia avançadas”;
  • Selecione “Configurações de adaptadores sem fio”. Em seguida, mude o plano de energia específico do componente para permitir que ele utilize uma quantidade maior de recursos da máquina.

Aumentar o sinal do wifi com antena

Em casas grandes, dificilmente apenas um roteador dê conta de garantir um bom sinal em todos os cantos da casa. Por isso, utilizar uma antena que aumenta o alcance do sinal de wifi é uma boa iniciativa.

O preço da antena varia de acordo com o raio de alcance que ela oferecerá. Uma antena de 12 decibéis garante uma boa melhoria na distribuição do wifi. Em média, é possível encontrar opções entre R$ 35,00 e R$ 96,00.

Depois de instalada, deixe- a sempre apontada para cima, numa área central da casa.

Usar wifi free é seguro?

Aumentar o sinal do wifi com outro roteador

Por fim, quem deseja saber como aumentar o sinal do wifi em casa mesmo, pode optar por um aparelho roteador adicional.

Coloque o roteador em um ponto central e alto da casa. Evite colocá-lo em salas ou quartos com paredes muito grossas ou de materiais como pedras, que dificultam a propagação das ondas de wifi.

Utilizar repetidores de sinal pela casa também é uma alternativa que ajuda. Não deixe objetos metálicos próximos ao roteador. Além disso, evite também aparelhos que causam interferência no sistema, como micro-ondas, telefone sem fio e alarmes. Deixe sempre o caminho livre de qualquer obstáculo que possa interferir e prejudicar o sinal.

Roteadores com a frequência de 5 GHz são os mais aconselhados.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...