Soraia Alves
Soraia Alves
21 Jul, 2017 - 12:00
cliente oculto
Emprego no Brasil

O que é cliente oculto e quanto ganha

Soraia Alves

Quer ganhar dinheiro analisando o atendimento dos estabelecimentos comerciais? Seja um cliente oculto! Veja como.

O artigo continua após o anúncio

Se você nunca ouvir falar no termo cliente oculto, saiba que pode estar perdendo uma boa oportunidade de ganhar dinheiro.

Um cliente oculto nada mais é que um avaliador dos serviços de uma empresa e que ganha (ou não paga o consumo) pra isso. A ideia é estimulante tanto para quem deseja gerar uma renda extra quanto para as empresas que têm os seus serviços avaliados.

Empresas de cliente oculto

Para trabalhar como cliente oculto, o interessado pode ter qualquer outra profissão. As únicas exigências é que ele tenha uma visão crítica sobre o produto ou serviço a ser avaliado.

Muitas empresas utilizam o cliente oculto até mesmo para a avaliação de seus funcionários, sem que eles saibam que estão passando por um tipo de teste. Assim, essa é uma das melhores formas de saber como o seu estabelecimento realmente trata os clientes no dia a dia.

O cliente oculto vai agir naturalmente, e depois dará a sua avaliação sincera sobre o serviço.

Essa é uma prática bem comum em estabelecimentos comerciais como lojas, restaurantes, baladas, postos de gasolina, concessionárias, lanchonetes, cinemas, entre outros.

Tudo deve ser avaliado, desde o atendimento feito pelos funcionários, os preços, a qualidade de comidas, sons, imagens, etc.

É obrigatório que o cliente oculto tenha mais de 18 anos em qualquer tipo de avaliação em que ele vá trabalhar.

O artigo continua após o anúncio

Quanto ganha esse profissional

O pagamento de um cliente oculto pode variar muito. É possível ganhar a partir de R$10,00 pela visita. Algumas empresas chegam a remunerar seus clientes ocultos com até R$400,00.

Há também os casos em que a remuneração não acontece de forma efetiva, mas sim como “troca”. É o caso de muitos restaurantes badalados e caros, que simplesmente não cobram o valor da conta no final da avaliação do cliente oculto.

O mesmo pode acontecer com empresas de viagem que contratam o serviço desses profissionais, assim como hotéis, pousadas e empresas aéreas. Sendo, para o cliente oculto, uma forma de aproveitar viagens sem custo algum.

Vagas para trabalhar como cliente oculto

Há várias formas de procurar vagas para trabalhar como um cliente oculta. O próprio Linkedin, rede social especializada em vagas de emprego, disponibiliza algumas opções. Basta fazer uma busca direta sobre cliente oculto.

Agências de empregos e de Recursos Humanos (RH) também podem oferecer essas oportunidades, basta o interessado perguntar sobre as ofertas nesse setor.

Outra boa forma de descobrir vagas para cliente oculta é através de grupos no Facebook direcionados a esse tipo de serviço. É possível encontrar grupos gerais e locais, o que facilita para que a pessoa procure por uma vaga em sua própria cidade ou região.

Além disso, alguns sites como o OnYou funcionam como um banco de cadastro no qual o interessado preenche seus dados e se mostra disponível para quando surgir uma vaga para a qual pode ser chamado.