Cinco passos para conseguir um emprego ainda estudante

Uma boa maneira de se destacar ainda como estudante e conseguir emprego é manter o que especialistas chamam de boa empregabilidade

Você que é estudante e quer sair na frente na procura de um emprego? Algumas dicas podem te ajudar a arrumar o emprego que tanto sonha. Basta seguir alguns passos que o sucesso pode estar mais próximo do que parece.

Ainda mais em tempos que os índices de desemprego só sobem. No último trimestre de 2016, 3 milhões de pessoas ficaram sem emprego no Brasil. Uma boa maneira de se destacar e conseguir emprego é manter o que especialistas chamam de boa empregabilidade.

A chefe de empregabilidade e empresa da Universidade do Oeste da Inglaterra, Maggie Westgarth, separou algumas dicas de como um estudante pode arrumar um emprego de acordo com tarefas relativamente simples.

Como um estudante pode conseguir um bom emprego?

Cinco passos para garantir uma boa empregabilidade.

Estágios

Uma dica básica. Participe de programas de estágio. Eles permitem que o estudante entre em contato com um ambiente real de trabalho. Com isso pode ver o impacto que suas habilidades adquiridas na faculdade podem ter em uma empresa.

Os empregadores no futuro verão a experiência de trabalho em estágio e tendem a valorizá-la. O estudante pode arrumar um emprego mais facilmente, já que a experiência dará uma vantagem significativa no mercado de trabalho.

Trabalho voluntário, trabalho ou estudo no exterior

Se se tem oportunidade, não perca tempo. Saia do país e vá estudar ou trabalhar em uma cultura diferente. A experiência no exterior fará com seu currículo se destaque de tantos outros. Trabalho voluntário também conta e pode arrumar um emprego bom para o estudante no futuro.

Participe de atléticas

Fazer parte das atléticas na universidade em que estuda é bom caminho para aprender a se relacionar com outras pessoas. Além disso, o ambiente do esporte expõe o estudante a um conjunto mais vasto de habilidades, oportunidades de networking e para uma melhor confiança em si mesmo. Além de ser saudável e divertido.

Ouça conselhos de várias pessoas

Diferentes pessoas – pais, amigos, professores, empregadores – terão diferentes perspectivas sobre o mundo do trabalho, de acordo com Tom Staunton, consultor de carreiras na Universidade de Derby. Para ajudá-lo a filtrar todas essas informações, ele sugere ver um conselheiro de carreiras profissionais. "Eles podem ajudá-lo a pensar nos diferentes conselhos que lhe foram dados. Isso pode ajudar a interpretar o que pode ser melhor para você", diz.

Redes de relacionamento

O resumo das dicas de como arrumar um emprego já como estudante é fortalcer suas redes de relacionamento. Por onde quer que passe, procure estabelecer vínculos e mantê-los, seja pessoalmente, seja através das redes sociais.

As redes de relacionamento são importantíssimas para indicação de boas vagas e fortalecimento de habilidades interpessoais, tão necessárias no mundo corporativo de hoje. Em qualquer área, seja na Educação, na indústria, no comércio ou no empreendedorismo, quem está rodeado de pessoas e sabe como manter vínculos se dá bem.

Boa sorte.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...