5 cidades famosas retratadas em livros

Além de contar histórias, os livros podem nos levar à lugares que nem imaginamos. Conheça algumas cidades famosas retratada nas obras.

Alguns livros inspiram e outros são escritos na inspiração de alguém, algo ou até mesmo de uma cidade. Livros românticos, de ação, policial ou apenas livros que, com suas histórias, conquistam milhares de leitores.  Uns criam uma fantasia, outros retratam algo existente. Você sabia que existem cidades famosas que se tornaram conhecidas depois de algum livro? Muitos escritores aproveitam de cenários já existentes para procurar alguma inspiração. 

Cidades Literárias

Tem obras de todos os tipos e gêneros, e espalhadas em vários lugares. Listamos agora 5 cidades famosas por causa de livros.

Santa Cruz de Mompox – Colômbia

cidades famosas

Esta cidade localizada no norte da Colômbia, foi inspiração para o livro “Cem anos de solidão” do Gabriel García Márquez. Colonial, tranquila, isolada e parada no tempo, Mompox é conhecida como uma das fontes inspiradoras de Macondo – cidade fictícia onde se passa a obra-prima do mestre do realismo fantástico.

10 casas de escritores que você deve visitar

Sintra – Portugal

cidades famosas

Não poderia faltar uma terra portuguesa na lista das cidades famosas devido a literatura. Localizada no sul de Portugal, Sintra foi citada várias vezes em livros de Eça de Queiroz. Especificamente no livro “Os Maias,” – um dos mais famosos do escritor, Eça dedica parágrafos inteiros para descrever a cidade de forma quase fotográfica. Os fãs de literatura e do escritor que visitam a cidade, podem se divertir tentando encontrar os lugares imortalizados nas páginas do livro.

Dublin – Irlanda

cidades famosas

A terra da Guinness também está entre as cidades famosas da literatura. Conhecido por retratar o modo de viver do cidadão irlandês comum, James Joyce escreveu vários livros representando o país.

No livro “Ulisses” é possível “visitar” diversos pontos de Dublin. Correio Westland Row, a farmácia Sweny, Museu e Biblioteca Nacional da Irlanda e o The Ormond Hotel, são alguns pontos retratados no livro e que podem ser vistos durante um passeio pela cidade. Existe, até, roteiros turísticos para conhecer todos os locais descritos no livro. 

As viagens radicais mais desafiadoras

Verona – Itália

cidades famosas

A mais famosa história de amor da literatura, Romeu e Julieta, obra escrita por Shakespeare, se passa em Verona. O conteúdo da obra todo mundo já sabe mas, em meio às discussões se a história de amor é meramente ficcional ou não, a cidade do norte da Itália resolveu abraçar seu posto como berço desse amor e, logo depois que o livro virou filme, começou a investir em pontos turístico. 

Cenários de filmes famosos que você precisa conhecer

Leiden – Holanda

cidades famosas

Esta é curiosa entre as cidades famosas devido a literatura. Nenhum livro retrata especificamente a cidade holandesa. Mas Leiden merece estar na lista por conter mais de 100 poemas espalhados nas paredes históricas da cidade e, com isso, atrair milhares de turistas anualmente. Andando pela cidade, é possível ler poemas de escritores internacionais pintados à mão que estão escritos na língua original. A arte é encontrada em todos os lugares: em casas, escolas, museus, cafés. Localizada a 40 minutos de Amsterdã, a cidade é conhecida também por ser a terra natal do pintor Rembrandt e por abrigar a mais antiga universidade do país.

Veja também: 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...