Casa ou apartamento: veja qual é mais vantajoso

O estilo de vida e o tamanho da família contam muito na hora de escolher entre casa ou apartamento. Veja quais são as vantagens de cada opção.

Escolher entre casa ou apartamento vai além do gosto pessoal de cada um, é importante considerar também o estilo de vida e o tamanho da família. 

Optar por morar em apartamento implica aceitar as regras do condomínio, por outro lado, quem opta por morar em casa é que faz as próprias regras. Veja quais são as vantagens de morar em casa ou apartamento e analise qual é a melhor opção no seu caso.

Vantagens de morar em casa

  • Liberdade – As regras de um casa são feitas pela própria família que nela habita. Ao contrário de um apartamento, em que é preciso seguir as regras impostas pelo condomínio. Outro aspecto importante é a liberdade de poder fazer reformas, mudanças estruturais e personalizar da maneira que quiser – ao contrário do apartamento, que está condicionado a estrutura do prédio.
  • Privacidade – Morar em casa é ideal para quem não quer ser perturbado. A distância entre uma casa e outra reduz significantemente o barulho vindo da rua e da vizinhança. É ideal para quem não gosta de ter muito contacto com os vizinhos.
  • Animais de estimação – Em muitos condomínios não é permitido ter animais, e quem mora em casa tem a vantagem de poder ter animais de estimação, sem se preocupar com os barulhos – que tanto incomodariam os vizinhos se fosse apartamento.
  • Espaço – Casas geralmente são mais espaçosas que os apartamentos. Além disso, possui espaços exteriores, como quintal e jardim. É ideal para quem gosta de churrascos, ou para famílias grandes, com crianças.
  • Menos uma conta no fim do mês – Quem mora em casa não precisa pagar a taxa de condomínio. Toda a manutenção da casa é de responsabilidade da própria família e, portanto, não há a necessidade de contribuição mensal.
  • Vagas na garagem – Quando é preciso escolher entre casa ou apartamento é importante pensar no número de carros que a família possui. Para quem tem mais do que um carro, é importante ter espaço na garagem, sem ter de disputar o espaço com os vizinhos.

Vantagens de morar em apartamento

  • Segurança – Talvez seja essa a maior vantagem de morar em apartamento. A segurança em um prédio nunca estará 100% garantida mas, ao contrário do que acontece numa casa, as portarias normalmente possuem sistema de vigilância. Para quem passa muito tempo fora de casa, o apartamento é a opção que oferece maior segurança.
  • Vizinhança – Há quem pense que a boa relação entre vizinhos é essencial. Quem mora em apartamento acaba por conhecer mais vizinhos do que quem mora em casa. Desde que seja um condomínio onde a maioria dos moradores cumprem as regras, a convivência tende a ser cordial e pacífica.
  • Manutenção – A manutenção do prédio é uma despesa partilhada por todos os moradores, por meio do pagamento da taxa de condomínio. O pagamento mensal dessa taxa pode pesar no orçamento familiar, mas torna-se uma vantagem quando levamos em consideração que qualquer obra que seja feita no prédio será custeada por todos em conjunto.
  • Limpeza – Em um  apartamento é mais  manter a limpeza, já que não há espaço exterior. Além do mais, a limpeza das áreas comuns do prédio são de responsabilidade do condomínio.

As duas opções oferecem vantagens, mas cada família tem suas próprias características e preferências. Para escolher entre casa ou apartamento, o mais importante é considerar qual das opções atende melhor às necessidades da família.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...