Como fazer seu cartão SUS

Prático e agora digital, o cartão SUS permite o acesso à todos os benefícios gratuitos do Sistema Único de Saúde. Veja como fazer o seu cadastro.

Com o objetivo fundamental de possibilitar o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde, o cartão SUS visa identificar individualmente os usuários, bem como sua evolução dentro do Sistema, a fim de otimizar e planejar mais precisamente suas necessidades. O acesso ao benefício é gratuito e aberto a cidadãos de todas as idades, inclusive aos que possuem convênio médico. Veja o que é necessário para solicitar a emissão e passar a utilizar o SUS.

Como solicitar o cartão SUS

Uma vez que o cartão SUS é utilizado com a finalidade de identificar, caracterizar e monitorar as necessidades do usuário, a solicitação é simples e pode ser feita, inclusive, pela internet. O primeiro passo para o interessado em efetuar a emissão é garantir que já não possui um cadastro ativo no Sistema Único de Saúde; para isso, acesse a área de consulta de dados no Ministério da Saúde e selecione a opção para consulta por nome do Cartão Nacional de Saúde.

Na ausência de um registro no sistema, o usuário pode efetuar um pré-cadastro virtualmente a fim de agilizar a entrega do cartão nos postos autorizados, preenchendo os dados solicitados neste endereço. Ao final, será gerado um número de protocolo, o qual deverá ser levado ao posto de entrega para obter a versão em plástico. Tenha cuidado para não errar quaisquer dados e fornecer um endereço de e-mail pessoal válido.

Diante de um pré-cadastro via internet, o cidadão terá 90 dias para se dirigir a um posto autorizado, munido de seus documentos de identificação, e retirar o cartão SUS. No caso dos usuários que optaram por fazer a solicitação diretamente em uma Unidade Básica de Saúde, basta comparecer com seu RG, CPF e comprovativo de residência. Lembrando que o número oficial do cartão SUS é o mesmo que consta no protocolo gerado no cadastro pela internet; sendo assim o usuário poderá apenas imprimi-lo e usufruir do Sistema apenas com o número obtido.

Saiba o que você ganha com as novas regras para planos de saúde

Cartão SUS Digital

Durante o segundo semestre de 2015 também foi lançada uma versão digital para o cartão SUS, uma maneira prática de acesso e eficaz para o corte de gastos públicos. Diante dessa opção, o usuário já registrado no sistema terá apenas que fazer o download da aplicação (disponível para Android e iOS), inserir o número de seu CPF e data de nascimento e, a partir daí, o sistema dirá se o cidadão já possui ou não um cadastro no SUS e dará maiores informações de como proceder.

O aplicativo possui uma base de dados com todas as informações do paciente, bem como a possibilidade de inserir agenda de medicamentos diários, contatos de familiares que devem ser comunicados caso algo aconteça, vacinas, últimos exames realizados, nome dos profissionais que já efetuaram atendimento, entre outros. Para utilizar o app como cartão SUS, basta virar seu smartphone na horizontal e apresenta-lo sempre que precisar utilizar algum serviço do Sistema.

Plano de saúde para gestante: veja comparativo com os melhores

Quais serviços pode-se utilizar de graça no Sistema Único de Saúde

Com seus dados de acesso obtidos com o cadastro do cartão SUS, o usuário poderá identificar-se no sistema do Portal do Cidadão, onde todos procedimentos, solicitações e agendamentos estarão armazenados. Portanto, obter o cartão dá o direito à plena utilização de todos os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, como consultas, internações, tratamentos, exames, cirurgias e até mesmo aos medicamentos presentes na rede do programa Farmácia Popular (gratuitos ou com desconto).

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...