Cartão de crédito para estudantes: vantagens e desvantagens

Pagar menos taxa e conseguir organizar a vida financeira são algumas das vantagens de ter um cartão de crédito para estudantes.

Sair da escola e entrar na faculdade já é um grande passo na vida pessoal e profissional. Deixamos de lado toda aquela boa vida que a escola nos oferece e passamos a encarar as situações de forma mais adulta e séria. Conquistar o mercado de trabalho está cada vez mais difícil e, por isso, agir como “gente grande” é necessário. Nessa fase, uma cartão de crédito para estudantes pode ser muito útil.

Assim como há vantagens em conquistar definitivamente a vida adulta, existem diversas desvantagens que mostram que o compromisso é primordial. Ir atrás de um estágio ou emprego, ter que pagar a faculdade, ter menos horário livre e conquistar cada vez mais o seu espaço, são maneiras de perceber que realmente está crescendo. Organizar a vida financeira é um exemplo de que crescer significa ser independente neste aspecto também.

Atentos a esse público jovem e novo no mercado de trabalho, muitos bancos disponibilizam cartão de crédito para estudantes. Com taxas mais baixas e sem, muitas vezes, precisar comprovar a renda, essa facilidade permite que os jovens ingressem no mercado de trabalho com contas bancárias ativas, facilitando o recebimento do salário e/ou bolsa estágio e ajudando a ter um compromisso com a vida financeira logo cedo. Mas, como sempre tudo precisa ser avaliado. Antes de optar por fazer um cartão de crédito para estudantes, é preciso primeiramente saber se você se encaixa nos pré-requisitos do banco e quais são as vantagens e desvantagens.

Veja como escolher o melhor cartão de crédito para as suas necessidades.

O Hintigo fez uma lista dos pontos positivos e negativos, além disso mostra opções de bancos que disponibilizam cartão de crédito para estudantes. Confira!

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito para estudantes

Vantagens

• Ter independência bancária, podendo movimentar sua conta e realizar compras;

• Aliado ao cartão de crédito, é possível fazer uma conta poupança e assim guardar dinheiro;

• Poder fazer compras com independência;

• Aprender a gerir uma conta bancária;

• Paga pouca ou nenhuma taxa bancária, diferentemente de outras contas;

• O limite do cartão de crédito para estudantes é baixo;

Desvantagens

• É preciso saber gastar, pois mesmo com o limite baixo é possível criar dívidas no fim do mês;

• A responsabilidade aumenta a partir do momento que se tem uma conta para pagar. Com os juros altíssimos, não pagar o cartão de crédito para estudantes pode gerar uma grande dívida depois de um tempo;

• Como alguns cartões de crédito para estudantes cobram taxa mensal, mesmo sendo pequena, se você não tiver renda fixa talvez pagar mensalmente um valor ao banco não compensa;

Requisitos para fazer o cartão de crédito para estudante

Para solicitar um cartão de crédito para estudante não é necessário ter 18 anos de idade completos, pois este processo também pode ser feito com a autorização dos pais ou responsáveis legais do estudante. Esta modalidade de cartão de crédito não exige comprovação de renda, pois os bancos entendem que o universitário está iniciando a sua vida financeira. É preciso apresentar apenas o comprovante de matrícula em uma instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC e os documentos pessoais.

Geralmente, a solicitação do cartão de crédito para estudantes é feito por meio da abertura de uma conta universitária. O limite de crédito é baixo, mas vai aumentando conforte o estudante movimenta a sua conta com o recebimento de mesada, bolsa de pesquisa ou remuneração por estágio.

Veja como adquirir um cartão de crédito sem anuidade.

Leia o contrato com atenção

Antes de fechar negócio e assinar o contrato para abrir uma conta universitária com direito a um cartão de crédito para estudantes, você deve ler os termos com bastante atenção para verificar se estão de acordo com as suas necessidades e evitar problemas futuros.  Isso é recomendado porque existem instituições bancárias que não cobram taxas de anuidade do cartão, mas você deve mantê-lo sempre ativo, ou seja, o cliente é obrigado a usar o cartão, e se não usar pode haver a incidência de taxas.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...