Como funcionam os carros turbinados

Aposto que você não imaginou, mas os carros turbinados podem ser amigos do meio ambiente e até consomem menos combustível. Entenda mais sobre esse tipo de veículo.

Os carros turbinados são a preferência daqueles que gostam de velocidade, potência. O motor turbo é responsável por conferir um rendimento bastante satisfatório ao veículo e ainda poupar combustível. Existem carros turbinados de fábrica mais modernos, mas, tecnicamente, qualquer modelo pode se tornar mais potente. O procedimento não é muito barato e alguns dizem que reduz a vida útil do motor, será mesmo?

 

Como funcionam os carros turbinados

  • A diferença principal entre os carros turbinados e os ditos carros normais está no motor. Os carros turbinados possuem uma turbina (ou turbocompressor) que altera de certa forma o funcionamento das “engrenagens”.
  • O turbocompressor aproveita a energia dos gases que saem pelo escapamento dos carros turbinados. Depois disso, ao ser movimentado, o compressor joga mais ar comprimido para dentro do motor. É preciso que a injeção eletrônica seja ajustada para acompanhar essa mudança.
  • Os carros turbinados são mais potentes e conseguem até mesmo gastar menos combustível do que veículos normais com motores de pontuação superior. As montadoras também passaram a investir na fabricação dessa categoria por emitirem menos CO2.
  • Agora, com essas características, há que aguentar os custos, que não são poucos. Comprar carros turbinados de fábrica não sai, atualmente, por menos de R$ 50 mil.
  • Já turbinar um possante “normal de fábrica” custa em torno de R$ 5 mil, com a compra do Kit Turbo e processo de instalação. É sempre recomendado recorrer a oficinas confiáveis e que saibam fazer o procedimento. Uma instalação errada pode causar danos ao motor e reduzir a vida útil do carro.

Veja também as vantagens e desvatagens dos carros tunados
 

Carros turbinados à venda

Alguns sites/classificados online podem te ajudar na missão de encontrar carros turbinados com preços acessíveis.

 

Antigos e potentes

Carros turbinados não são coisa dos anos 2000. No Brasil, o primeiro turbo de fábrica foi lançado em 1994 e era o Uno Turbo. De lá pra cá, muitos outros modelos foram lançados, mas há quem prefira pegar nos mais antiguinhos e dar aquela potência.

Alguns modelos são bem populares no Brasil no que diz respeito a essa modificação:

1- Fusca

2- Gol 1000 (mais conhecido como Gol quadrado) 

3- Passat (modelos da década de 70 e 80)

4- Brasília 

As características originais destes veículos aliadas a um motor com mais potência são ideais para quem gosta de clássicos e alguma velocidade.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...