Veja quanto valiam estes carros populares há 23 anos

Se você acha que comprar carro nos dias de hoje é difícil, veja como eram as coisas nos tempos em que a economia brasileira era um verdadeiro caos

Carro é, desde sempre, um bem que custa caro. Entretanto, quem vivenciou as décadas de 80 e parte da década de 90 sofria ainda mais. Isso porque nesses tempos sombrios, sentia-se no bolso os efeitos da hiperinflação brasileira, que um dia chegou a 2.447,15% ao ano.

Se hoje vivemos uma prolongada recessão, acredite, naqueles tempos tudo era muito pior. O governo, na tentativa de controlar o que já estava incontrolável, lançou diversos planos econômicos fracassados. Plano Verão, Plano Bresser, Plano Collor…e nada da inflação se estabilizar.

A situação era tão dramática que, semanalmente, pipocavam notícias de supermercados sendo saqueados. Isso acontecia porque um dos desdobramentos da crise foi o desabastecimento. Os produtos mal chegavam às prateleiras e já encontravam compradores ávidos, já que a variedade era pouca e a reposição, irregular.

5 dos melhores carros populares até R$ 40 mil

Se fazer compras no supermercado era tão difícil, comprar carro então era para verdadeiros afortunados. Mal comparando, o que acontecia no Brasil é parecido com o que se vê hoje na Venezuela. Crise econômica, falta de perspectivas, desemprego altíssimo e desabastecimento geral.

Mas se no país hoje governado por uma ditadura socialista as coisas parecem não se ajustar, no Brasil pelo menos o problema já não é mais a inflação descontrolada.

Como era ter um carro há 20 anos?

Dá para imaginar o quanto poderia ser difícil ter um bem de consumo durável em tempos tão difíceis. Ter uma linha telefônica, por exemplo, era quase como ter um imóvel, de tão caro e difícil de conseguir.

Já em relação aos veículos, a situação complicava-se um pouco mais. Afinal, como calcular a real depreciação quando a inflação chegava facilmente aos 80% ao mês?

A partir de 1994, entretanto, o perverso jogo inflacionário brasileiro começaria a virar. Tudo começou com a introdução do Plano Real, ainda no governo Itamar Franco, que assumiu a presidência após o afastamento de Fernando Collor.

Antes disso, a indústria automotiva nacional passaria por uma mudança significativa. Em 1990, o então presidente Collor reabriria o mercado para veículos importados, o que trouxe sangue novo, mas ainda não bastou para suprir uma indústria com poucas marcas.

No mês de maio, quando desembarcava no Brasil uma Mercedes Benz 300E, o primeiro carro importado de todos, a inflação batia incríveis 1.782,90%. Até então, só existiam quatro montadoras no país, Volkswagen, Chevrolet, Fiat e Ford.

A compra de um carro novo, dada a economia caótica, era um exercício que exigia oportunismo. Até a consolidação do Plano Real, praticamente a única maneira de comprar um carro zero quilômetro era dando um modelo usado como entrada, até porque a moeda se desvalorizava em alta velocidade.

Sendo assim, eram comuns situações em que o modelo usado valia mais que um novo, mesmo que não fosse tão melhor em termos de motorização e itens de série. Nessa época, tornou-se comum a expressão “troco na troca”. O comprador chegava com seu usado na concessionária, levava um novo e ainda por cima uma grana extra, dada como troco pela diferença de preços.

Carros populares são mais caros de manter do que carros sofisticados

Quanto valeriam hoje?

Felizmente, a inflação brasileira, desde a consolidação do Real, estabilizou-se em patamares que tornaram possível o planejamento da economia em todos os níveis. Passamos de assustadores 2.447,15% de inflação ao ano para 3,46%, percentual projetado em 2017 para o IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Para entendermos melhor o que mudou desde o Plano Real, montamos uma lista com os preços de 5 carros populares em 1994. Para comparação, atualizamos os valores para saber se de fato o preço dos carros ainda em linha acompanhou ou não a inflação. Confira:

Volkswagen Gol

Em 1994: R$ 7.243,00

Em 2017: R$ 32.784,33

Fiat Uno Eletronic

Em 1994: R$ 7.253,00

Em 2017: R$ 32.829,60

Ford Escort Hobby 1.0

Em 1994: R$ 7.386,00

Em 2017: R$ 33.431,60

Fiat Uno ELX

Em 1994: R$ 7.938,00

Em 2017: R$ 35.930,14

Ford Escort Hobby 1.6

Em 1994: R$ 12.067,00

Em 2017: R$ 54.619,43

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...