Os 50 carros mais roubados em 2017

Conheça os carros mais roubados de 2017, de acordo com as estatísticas da Superintendência de Seguros Privados do governo federal, a SUSEP

O ranking de carros mais roubados é atualizado periodicamente pela SUSEP. A Superintendência de Seguros Privados é uma autarquia do governo federal, responsável por controlar e fiscalizar o mercado das seguradoras.

Fundada em 1966, por um decreto do Ministério da Fazenda, tem como missão assegurar os direitos do consumidor. Um dos mecanismos para isso é o IVR, o Índice de Veículos Roubados.

Os carros mais roubados de acordo com o IVR

Atualizado periodicamente com dados repassados pelas seguradoras, o Índice de Veículos Roubados é o mais confiável indicador sobre sinistros do Brasil. Por ele, seguradoras, montadoras e consumidores podem se orientar, balizando decisões conforme os números variam.

Um dado a se considerar no IVR é que, entre os carros mais roubados, estão muitos veículos fora de linha. A começar pelo líder no ranking, o Chevrolet Celta, aposentado em 2015, outros modelos também marcam presença, como o GM Corsa e o Fiat Palio, que acaba de ser retirado de circulação.

É interessante observar o ranking dos carros mais roubados sob dois aspectos. Primeiro, os mais visados por criminosos segundo o IVR, que é aferido através de uma média entre carros expostos segurados e o número de roubos. Assim, temos uma amostra mais condizente com a real exposição de veículos. Afinal, quanto menos carros segurados, menos expressivas serão as estatísticas.

Índice de Veículos Roubados – os líderes

Este é o ranking dos 50 carros mais roubados segundo o IVR, começando pelos 25 primeiros:

Modelo (*) Índice de Roubos/Furtos (%) Veículos Expostos N° de Sinistros
GM CHEVROLET CELTA 1.0 2,274 170.697,81 3.881,00
VW VOLKSWAGEN GOL 1.0 1,143 253.811,51 2.900,00
FIAT PALIO 1.0 1,212 219.796,93 2.663,00
HUNDAI HB20 1,67 121.982,65 2.037,00
FIAT UNO 1.0 1,108 165.174,96 1.830,00
VW VOLKSWAGEN VOYAGE 1,444 109.716,88 1.584,00
FORD FIESTA ACIMA DE 1.0 0,965 149.580,23 1.443,00
TOYOTA COROLLA 0,821 170.681,26 1.402,00
HONDA CIVIC 1,107 124.322,72 1.376,00
GM CHEVROLET CORSA 1.0 0,747 173.824,24 1.299,00
VW VOLKSWAGEN FOX 1.0 1,049 122.839,61 1.288,00
VW VOLKSWAGEN FOX ACIMA DE 1.0 1,31 95.367,38 1.249,00
RENAULT – SANDERO 0,886 128.263,59 1.136,00
FIAT SIENA 1.0 1,585 67.497,15 1.070,00
FORD ECO SPORT 1,04 102.555,53 1.067,00
HONDA FIT 0,728 146.390,35 1.065,00
VW VOLKSWAGEN GOL ACIMA DE 1.0 1,251 81.059,80 1.014,00
FIAT PALIO ACIMA DE 1.0 1,362 73.617,32 1.003,00
FORD FIESTA 1.0 0,948 101.402,18 961
GM CHEVROLET ONIX 1,084 87.291,87 946
FORD KA 1.0 0,779 108.066,90 842,00
GM CHEVROLET PRISMA 0,884 94.761,79 838
CITROEN C3 0,906 85.969,57 779
FIAT PALIO WEEKEND 1,38 53.905,06 744
FIAT IDEA 1,275 56.722,54 723

 

Do 26° ao 50° colocado no IVR:

FIAT SIENA ACIMA DE 1.0 1,629 40.956,20 667
Fiat Grand Siena 1,236 53.405,51 660,00
FIAT PUNTO 1,112 57.919,12 644
FORD FOCUS 0,87 66.076,91 575
Citroen Aircross 0,858 65.273,84 560
PEUGEOT 207 0,831 60.133,63 500
GM CHEVROLET CORSA ACIMA DE 1.0 0,667 73.644,51 491
VW VOLKSWAGEN POLO 0,772 62.319,24 481,00
VW VOLKSWAGEN SPACEFOX 1,064 43.972,09 468
RENAULT LOGAN 0,858 53.392,68 458
GM CHEVROLET ASTRA 0,843 48.370,88 408
GM CHEVROLET VECTRA 0,94 41.827,94 393
GM CHEVROLET CRUZE 0,93 41.196,08 383
Fiat Uno Vivace 0,976 39.147,52 382
GM CHEVROLET MERIVA 0,888 40.766,51 362
GM CHEVROLET COBALT 0,928 38.369,17 356,00
CITROEN C4 1,26 26.753,70 337
VW VOLKSWAGEN CROSSFOX 0,92 36.322,78 334
RENAULT CLIO 1.0 0,654 48.323,35 316,00
RENAULT – DUSTER 0,817 33.430,19 273
VW VOLKSWAGEN GOLF 1,27 20.625,50 262
PEUGEOT 206 1,012 25.883,23 262
FIAT UNO ACIMA DE 1.0 1,128 22.968,47 259
TOYOTA ETIOS 0,564 44.840,24 253
Peugeot 208 1,283 16.994,87 218

 

Os mais sinistrados – 1° ao 25°

Já quando consideramos apenas a quantidade de sinistros, temos algumas modificações:

Modelo (*) Índice de Roubos/Furtos (%) Veículos Expostos N° de Sinistros
GM CHEVROLET CELTA 1.0 2,274 170.697,81 3.881,00
VW VOLKSWAGEN GOL 1.0 1,143 253.811,51 2.900,00
FIAT PALIO 1.0 1,212 219.796,93 2.663,00
HUNDAI HB20 1,67 121.982,65 2.037,00
FIAT UNO 1.0 1,108 165.174,96 1.830,00
VW VOLKSWAGEN VOYAGE 1,444 109.716,88 1.584,00
FORD FIESTA ACIMA DE 1.0 0,965 149.580,23 1.443,00
TOYOTA COROLLA 0,821 170.681,26 1.402,00
HONDA CIVIC 1,107 124.322,72 1.376,00
GM CHEVROLET CORSA 1.0 0,747 173.824,24 1.299,00
VW VOLKSWAGEN FOX 1.0 1,049 122.839,61 1.288,00
VW VOLKSWAGEN FOX ACIMA DE 1.0 1,31 95.367,38 1.249,00
RENAULT – SANDERO 0,886 128.263,59 1.136,00
FIAT SIENA 1.0 1,585 67.497,15 1.070,00
FORD ECO SPORT 1,04 102.555,53 1.067,00
HONDA FIT 0,728 146.390,35 1.065,00
VW VOLKSWAGEN GOL ACIMA DE 1.0 1,251 81.059,80 1.014,00
FIAT PALIO ACIMA DE 1.0 1,362 73.617,32 1.003,00
FORD FIESTA 1.0 0,948 101.402,18 961
GM CHEVROLET ONIX 1,084 87.291,87 946
FORD KA 1.0 0,779 108.066,90 842,00
GM CHEVROLET PRISMA 0,884 94.761,79 838
CITROEN C3 0,906 85.969,57 779
FIAT PALIO WEEKEND 1,38 53.905,06 744
FIAT IDEA 1,275 56.722,54 723

 

Os mais sinistrados – 26° ao 50° colocado:

FIAT SIENA ACIMA DE 1.0 1,629 40.956,20 667
Fiat Grand Siena 1,236 53.405,51 660,00
FIAT PUNTO 1,112 57.919,12 644
FORD FOCUS 0,87 66.076,91 575
Citroen Aircross 0,858 65.273,84 560
PEUGEOT 207 0,831 60.133,63 500
GM CHEVROLET CORSA ACIMA DE 1.0 0,667 73.644,51 491
VW VOLKSWAGEN POLO 0,772 62.319,24 481,00
VW VOLKSWAGEN SPACEFOX 1,064 43.972,09 468
RENAULT LOGAN 0,858 53.392,68 458
GM CHEVROLET ASTRA 0,843 48.370,88 408
GM CHEVROLET VECTRA 0,94 41.827,94 393
GM CHEVROLET CRUZE 0,93 41.196,08 383
Fiat Uno Vivace 0,976 39.147,52 382
GM CHEVROLET MERIVA 0,888 40.766,51 362
GM CHEVROLET COBALT 0,928 38.369,17 356,00
CITROEN C4 1,26 26.753,70 337
VW VOLKSWAGEN CROSSFOX 0,92 36.322,78 334
RENAULT CLIO 1.0 0,654 48.323,35 316,00
RENAULT – DUSTER 0,817 33.430,19 273
VW VOLKSWAGEN GOLF 1,27 20.625,50 262
PEUGEOT 206 1,012 25.883,23 262
FIAT UNO ACIMA DE 1.0 1,128 22.968,47 259
TOYOTA ETIOS 0,564 44.840,24 253
Peugeot 208 1,283 16.994,87 218

 

Como interpretar o ranking?

Em resumo, vale a pena considerar ambas as estatísticas. Embora o IVR seja uma média mais representativa, avaliar a quantidade de carros sinistrados é igualmente importante. Serve para orientar uma compra e, claro, antes de cotar o preço do seguro.

Também é preciso considerar outros fatores que influem no preço do seguro. Idade do condutor, disponibilidade de vaga em estacionamento, dispositivos anti furto e outros elementos entram na avaliação das seguradoras. De qualquer forma, o índice de roubo é mesmo um dos que mais pesam no preço, portanto, olho vivo no IVR!

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