Conhecer os custos de manutenção de um veículo antes da compra é fundamental, bem saber quais são os carros mais difíceis e caros de consertar em caso de batidas ou necessidade de reparos, de forma a evitar decepções futuras. Afinal, é na hora do conserto que um carro se revela um peso a mais no orçamento, mesmo nas situações aparentemente fáceis de se resolver.
Existem dois indicadores que podem balizar melhor uma decisão antes da compra de um carro. O principal deles é o Índice Car Group, ranking elaborado após a seleção de modelos para testes de colisão. Nele, os veículos são submetidos a colisões frontais e traseiras, sendo enviados para conserto em seguida.
É o somatório de pontos obtidos ao avaliar o custo das peças, tempo de reparo e custo de mão de obra, que vai de 10 a 60, que torna o reparo do carro mais ou menos custoso. No caso, nota 10 é o melhor indicador, e 60 o pior, e que vai definir os carros que dão mais problemas caso necessitem de reparos.
As marcas de carros mais caras para consertar
Carros mais difíceis e caros de consertar
Na última avaliação feita nos galpões do Cesvi, o Centro de Experimentação e Segurança Viária, responsável pelo Índice Car Group, tivemos os seguintes modelos com as piores avaliações:
- Novo Palio – 50 pontos
- Citroen C4 Lounge – 44 pontos
- Grand Siena – 43 pontos
- Palio Fire – 41 pontos
- Novo Uno – 41 pontos
- Ford Ecosport – 35 pontos
- Ford New Fiesta – 29 pontos
Como é feito o teste?
O teste de colisão, ou “crash test”, consiste em submeter os carros a impactos traseiros e dianteiros em velocidade de 15 km/h, em que 40% destas superfícies deve ser danificada.
A seguir, o veículo é conduzido a uma oficina e a partir de então são avaliadas:
- Extensão dos danos
- Facilidade do reparo
- Tempo e custo de reparação
- Custo das peças
Carros que recebem pontuação maior que 35 têm o reparo mais caro e complicado. Dessa forma, os que obtém essa pontuação são incluídos na lista de carros que dão mais problemas na hora de fazer reparos emergenciais.
É claro, só os modelos submetidos aos testes podem ser considerados, já que uma boa parte dos carros no mercado sequer é testado.
Veja 5 carros mais baratos de manter
As revisões mais caras do mercado
As revisões periódicas fazem parte da rotina de manutenção de todo veículo. É um custo previsível, ao contrário do que é medido no Índice Car Group. Portanto, se você planeja economizar nesse importante quesito, vale a pena conferir o ranking das revisões de até 30 mil km mais caras e mais baratas do mercado, pelo site Carros Na Web.
Os carros mais caros para revisão
- Audi A8 – R$ 3.690
- Volvo V60 – R$ 3.747
- Volvo XC60 – R$ 3.747
- Volvo S60 – R$ 3.747
- Audi A6 Avant – R$ 3.840
- Audi A7 -R$ 3.840
- Audi A6 – R$ 3.840
- Audi Q7 – R$ 3.860
- Volvo XC90 – R$ 3.897
- Audi R8- R$ 5.500
Os carros mais baratos para revisão
- Toyota Etios – R$ 1.040
- Ford Ka – R$ 1.040
- Volkswagen Up! – R$ 1.031
- Nissan Versa – R$ 987
- Nissan March – R$ 987
- Renault Master -R$ 899
- Jeep Compass – R$ 867
- Ford Edge – R$ 864
- Jeep Renegade – R$ 808
- Fiat Toro Diesel- R$ 696
*Os dados são relativos às últimas cotações divulgadas nos veículos citados.