Carros flex mais econômicos do Brasil

Conheça os modelos de carros flex mais econômicos, de acordo com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, concedida pelo Inmetro.

Conheça os modelos de carros flex mais econômicos, de acordo com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, concedida pelo Inmetro aos campeões do baixo consumo

O Inmetro atualiza periodicamente o ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Nesse ranking, os carros flex mais econômicos com eficiência energética classificada com A, na categoria e no geral, recebem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

Sendo assim, os carros com a chancela do Inmetro são oficialmente os que menos consomem combustível. Na categoria flex, destacamos neste artigo os líderes do ranking, com os modelos mais eficientes na cidade e na estrada.

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Os carros flex mais econômicos

A economia de combustível é um critério importantíssimo na hora de decidir por comprar um carro. A não ser que o carro em questão seja um esportivo super luxo (muitos já híbridos), é certo que, quanto menor o consumo, melhor o custo benefício.

Os modelos relacionados são, sem exceção, ano 2018 e seus preços têm como referência a tabela FIPE.

Peugeot 208 1.2

Mesmo com a reputação questionável do pós venda das montadoras francesas, é indiscutível que seus modelos vêm se destacando na economia de combustível. O melhor exemplo disso é a liderança do Peugeot 208 nesse quesito, superando até mesmo carros teoricamente mais econômicos, como o Fiat Mobi e o Chery QQ.

Portanto, pode-se falar muitas coisas sobre os carros produzidos pelas montadoras da França, menos que eles sejam beberrões.

  • Preço: R$ 45.274
  • Relação peso/potência: 11,62 kg/cv
  • Potência: 90 cv a etanol / 84 cv a gasolina a 5750 RPM
  • Torque: 13 kgf.m a etanol / 12,2 kgf.m a gasolina a 2750 RPM
  • Consumo na cidade e estrada a etanol: 10,4 km/l – 11,0 km/l
  • Consumo na cidade e estrada a gasolina: 14,8 km/l – 15,8 km/l

Citroen C3 1.2

O mais surpreendente do Citroen C3 é que seu porta malas é grande, mesmo sendo um carro pequeno. São 300 litros de capacidade, o que o deixa abaixo apenas do Renault Sandero,o maior da categoria hatch compacto.

Nada mal, ainda mais considerando seu baixo consumo, que lhe rendeu o selo ENCE do Inmetro na última avaliação, feita em novembro.

  • Preço: R$ 43.990
  • Relação peso/potência: 12,01 kg/cv
  • Potência: 90 cv a etanol / 84 cv a gasolina a 5750 RPM
  • Torque: 13 kgf.m a etanol / 12,2 kgf.m a gasolina a 2750 RPM
  • Consumo na cidade e estrada a etanol: 10,2 km/l – 10,8 km/l
  • Consumo na cidade e estrada a gasolina: 14,3 km/l – 15,6 km/l

Volkswagen Move Up! TSi 1.0

Além de ser um dos carros flex mais econômicos, o Up! ainda ostenta o posto de carro mais seguro da categoria. Tudo graças às 5 estrelas que recebeu nos crash tests da Latin NCAP, para proteção de adultos e de crianças. Destaque também para sua boa relação peso/potência a potência entregue em ambos os combustíveis pelo seu motor EA211.

  • Preço: R$ 52.790
  • Relação peso/potência: 9,06 kg/cv
  • Potência: 105 cv a etanol / 101 cv a gasolina a 5000 RPM
  • Torque: 16,8 kgf.m a etanol / 16,8 kgf.m a gasolina a 1500 RPM
  • Consumo na cidade e estrada a etanol: 10,0 km/l – 11,5 km/l
  • Consumo na cidade e estrada a gasolina: 14,3 km/l – 16,3 km/l

Renault Kwid 1.0

O Renault Kwid, a despeito do que o slogan “SUV dos compactos” possa fazer acreditar, é um dos carros flex mais econômicos. Prova da boa recepção que teve no mercado é que, desde seu lançamento, o hatch vem ocupando expressivas colocações no ranking de emplacamentos Fenabrave.

Boa parte desse sucesso são o preço muito baixo e, claro, o baixo consumo de combustível.

  • Preço: R$ 29.990
  • Relação peso/potência: 10,83 kg/cv
  • Potência: 70 cv a etanol / 66 cv a gasolina a 5500 RPM
  • Torque: 9,8 kgf.m a etanol / 9,4 kgf.m a gasolina a 2750 RPM
  • Consumo na cidade e estrada a etanol: 10,3 km/l – 10,8 km/l
  • Consumo na cidade e estrada a gasolina: 14,9 km/l – 15,6 km/l

Cuidados a tomar com os carros flex

Fiat Mobi 1.0

Já que o Mobi tirou da Fiat Uno o título de carro de entrada da Fiat, nada mais justo que herdar uma das características do modelo que substituiu. O Mobi vem representando bem a montadora italiana no segmento de carros populares, no qual a Fiat sempre teve presença marcante no Brasil.

  • Preço: R$ 34.952
  • Relação peso/potência: 12,27 kg/cv
  • Potência: 77 cv a etanol / 72 cv a gasolina a 6250 RPM
  • Torque: 10,9 kgf.m a etanol / 10,4 kgf.m a gasolina a 3250 RPM
  • Consumo na cidade e estrada a etanol: 9,8 km/l – 11,1 km/l
  • Consumo na cidade e estrada a gasolina: 14,0 km/l – 15,9 km/l

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