Os carros mais amados de cada década

Saiba quais são alguns dos automóveis que entraram para a história e para o coração dos apaixonados por carros no Brasil.

A história do primeiro carro do mundo é bem controversa e podemos encontrar na internet diversas versões. O que podemos afirmar que são mais de 100 anos de história do automóvel no Brasil e no mundo. Diversos tipo, modelos, cores, motores e hoje, tecnologia. É difícil dizer quais foram os carros de cada década mais amado pelos brasileiros, já que gosto não se discute. Porém, faremos aqui um levantamento daqueles que foram destaque em terras tupiniquins. Veja se você também concorda que essas máquinas entraram para a história.

Carros de cada década: os super clássicos 

Antes de começarmos de vez a nossa lista, vamos destacar dois modelos, que são hors concours, mas não poderiam deixar de constar nessa lista, confira:

Oldsmobile

carrosdecadadecada

Se considermos os modelos de carros que conhecemos hoje em dia, esse passa longe de ser um deles. Mas o importante é que esse foi considerado como o primeiro carro movido a gasolina com produção em massa! Cerca de 450 unidades no seu primeiro ano e chegou a 19 mil enquanto ainda era o destaque das ruas. Com 5 cavalos de potência o modelo pesava 400 Kg e deu início a revolução automotiva. Esse com certeza merece um lugar no museu entre os carros mais antigos do mundo. Tudo bem que ele não chegou ao Brasil, mas valeu a pena recordá-lo.

Ford Model T 

carrosdecadadecada Claro que o conhecido Ford Bigode estaria nesta lista, como um clássico. O automóvel que popularizou a indústria automobilística e revolucionou a indústria tem também um lugar no coração dos apaixonados por carro e pela sua história. Ford Model T, que foi produzido por dezenove anos (1908-1927), chegou ao Brasil em 1919, e foi o primeiro carro produzido em larga escala (o que ocasionou a redução de custo e a popularização do mesmo) que qualquer pessoa podia dirigi-lo, sem a necessidade de um motorista. 

Curiosidade: No primeiro ano de sua produção, o Ford Model T custava, em média, U$ 850,00; já em 1927, último no de produção, o preço era, aproximadamente, U$ 290,00

Carros mais amados de 5 décadas – 1950 aos anos 2000

Agora sim, confira a lista dos automóveis que, além de terem se popularizado no Brasil entrou para o coração dos Brasileiros. E não importa a quantas décadas atrás, eles ainda fazem sucesso quando saem nas ruas, principalmente se tem aquele ar de clássico, bm cuidado pelos seus donos.

Década de 50 – Volkswagen Fusca

carrosdecadadecada

Um dos carros mais famosos do mundo, o Fusca começou a ser produzido em 1938, mas só chegou ao Brasil em 1950, e eram importados pela Brasmotor. A primeira fábrica da Volkswagen chegou ao país três anos depois, e os veículos passaram a ser montados aqui. O carro não demorou a cair nas graças no povo brasileiro e, mesmo com sua produção encerrada em 1993 (do modelo tradicional, já que existiram versões melhoradas que não foram exatamente um sucesso de vendas), é talvez o carro mais amado de todos os tempos.

 

Década de 50 – Volkswagen Kombi

Com produção iniciada em 1953 e encerrada em 2013, foi o primeiro automóvel produzido, e não apenas montado, em solo brasileiro. Seu nome remete à ideia de “combinado”, pois combina passageiros e carga num bom espaço interno. Dessa vez não colocamos uma foto, mas sim esse vídeo emocionante da despedida da Kombi, vale a pena assistir.

Década de 60 – Chevrolet C-1416

carrosdecadadecada

Conhecido como “Veraneio”, o modelo da Chevrolet também tinha um conceito de “combinado”, por isso foi usado como viatura da polícia por muitos anos. Foi lançado no mercado nacional em 1964 e encerrou a produção em 1981.

 

Década de 60 – Ford Galaxie

carrosdecadadecada

Com produção iniciada em 1967, esse sedan luxuoso trouxe o sonho do primeiro mundo aos consumidores brasileiros, tinha o design inspirado no modelo Ford Galaxie 500 americano, de 1966. É considerado o carro mais luxuoso do Brasil, e mesmo com o fim da sua produção, em 1983, diversas personalidades continuaram usando. O modelo lançado pela Ford para substituir o Galaxie foi o Ford Del Rey, que era bom e fez sucesso, mas nada que se compare ao primeiro sedan de luxo do mercado nacional.

Década de 70 – Chevrolet Opala

carrosdecadadecada

Fabricado pela General Motors no Brasil, foi produzido durante, aproximadamente, 24 anos, entre 1968 e 1992. Assim como o Galaxie, ocupou garagens de personalidades, além de se tornar viatura de polícia e ambulância e, nos dia de hoje, um Opala bem conservado é capaz de arrancar suspiros de colecionadores e amantes de carros pelo mundo.
 

Década de 70 – Volkswagen Brasília

carrosdecadadecada

Lançado para celebrar a novíssima capital do Brasil, a Brasília foi produzida de 1973 até 1982, e chegou ao mercado com o objetivo de aliar a estrutura confiável e robusta do Fusca com mais espaço interno ao consumidor. Foi um dos primeiros carros da Volkswagen a ser projetado e construído fora da matriz, na Alemanha, e extremamente popular no mercado brasileiro, ganhando até música (quem não lembra da “Brasília amarela”?) e atingindo, em 2012, o status de “clássico”.

Década de 70 – Chevrolet Chevette

carrosdecadadecada

Lançado no Brasil pela General Motors, o Chevette entrou no mercado nacional em 1973, como um sedan de duas portas, compacto e moderno, que depois ganhou uma versão quatro portas e teve como objetivo “enfrentar” os concorrentes, que na época contavam com carros como o Fusca e o Corcel (modelo voltado ao público jovem, lançado pela Ford em 1968). O Chevette se manteve no mercado por vinte anos (1973-1993) e teve seus melhores anos de venda entre 1986 até 1991 (fatores favoráveis: o Fusca estava num hiato de produção, o Fiat 147 e o Corcel saíram de linha).

Década de 80 – Fiat 147

carrosdecadadecada

Primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, o 147 foi também o primeiro carro movido a álcool produzido em série no mundo. Com uma década de produção (1975-1986), o “carrão pequeno” (como era chamado na época) hoje é alvo de admiração entre apaixonados por carro e colecionadores.

Década de 90 e 00 – Volkswagen Gol

carrosdecadadecada

Desenhado no Brasil, o Gol é sem dúvida um dos carros mais amados pelo público brasileiro. Teve sua produção iniciada em 1980 e foi o primeiro (e único) carro a ultrapassar as vendas do Fusca no Brasil. É um modelo de entrada da Volkswagen, ainda se encontra no mercado (com uma série de novas versões) e é, sem sombra de dúvidas, um dos carros mais confiáveis e queridos do Brasil ainda em produção.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...